TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Interdisciplinar Pedagogia

Por:   •  23/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.423 Palavras (6 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1        O Papel da Gestão Participativa e as Mídias como Ferramenta de Auxílio no Processo de Divulgação.....................................................................................5

2        Jornal Digital.......................................................................................................8

3        Considerações Finais..........................................................................................9

4        Referências.......................................................................................................10

INTRODUÇÃO

Sabemos que antes de mais nada para ser um bom gestor é preciso primeiramente ser um excelente pedagogo, pois é onde está a base fundamentada que rege todo o trabalho desenvolvido pelo gestor. Um bom gestor precisa ter um pé no administrativo e outro no pedagógico para que suas ações tenham eficácia e resultados satisfatórios.

Portanto, um pedagogo/gestor possui muitas atribuições e funções podendo atuar em diversas áreas, ressalta-se no entanto que, em geral, o formado em pedagogia busca primeiramente atuar na área da educação formal.

Neste sentido, Alvarez e Rigo (2018, p. 3) ressaltam que: “a Pedagogia é a área educativa que tem por finalidade ensinar a teoria e a prática, estimular o aprimoramento do saber, ou seja, aplicar e disponibilizar para a sociedade o saber científico”.

De modo geral pode-se dizer que o profissional pedagogo durante o processo de sua formação inicial, ou seja, graduação, adquire conhecimentos tanto científicos que irão utilizar em práticas docentes quanto administrativos, de legislação, organização e concepção de ensino.

A atuação na área da gestão escolar, neste sentido pode-se dizer que o profissional pedagogo precisa ter amplos conhecimentos a respeito da legislação nacional, dos documentos que norteiam as práticas educacionais, pois uma de suas funções consiste em elaborar (de forma coletiva) o Projeto Político Pedagógico e o Regimento Escolar, assim como também orientar os demais profissionais para que tenham suas práticas e ações voltadas as propostas da escola.

Nota-se que, o pedagogo deve atuar em conjunto com sua equipe, superando os desafios que possam surgir tanto em relação a prática pedagógica quanto em relação aos recursos humanos, pois trabalhar em equipe nunca foi fácil, mas cabe a cada um respeitar as diferenças e trabalhar em conjunto visando o alcance dos objetivos da escola, tendo sempre como foco o aluno e sua aprendizagem.

1    O PAPEL DA GESTÃO PARTICIPATIVA E AS MÍDIAS COMO FERRAMENTAS DE AUXÍLIO NO PROCESSO DE DIVULGAÇÃO 

A escola foi por muito tempo alvo de críticas e especulações no que tange a sua razão de existir. Pois era considerada apenas uma  fábrica de operários que estudavam para conseguir uma colocação no mercado de trabalho.

Portanto a escola não visava o crescimento intelectual dos alunos, mas sim qualificá-los como meros profissonais capazes de ganhar seu próprio sustento trabalhando na indústria.

A instituição escolar foi pensada exclusivamente para atender as necessidas do mercado, no entanto não considera o ser humano como um ser dotado de conhecimentos e expextativas quanto ao mundo a sua volta, considerando assim a pessoa não sua habilidade pra trabalhar.

No entanto, essa postura da educação mudou agora se fala em deselvolvimento pessoal e intelectual visando um aprendizado para a vida e não para o trabalho. Essa nova cara das escola sugere também profissionais capaciados para atender essa nova demanda.

Eis que surge uma nova categoria dentro do curso de formação para professores, a gestão escolar, que estuda com propriedade todos os lados da profissão de pedagogo.

O gestor escolar é o que garante toda a organização administrativa e pedagógica de uma instituição de esino, um primeiro pensamento de gestão seria a organização prática das atividades desenvolvidas, organograma, funções estabelecidades, horários, etc.

O outro enfoque é a parte pedagógica onde são desenvolvidas atividades de desenvolvimento intelectual e pessoal.

 É possível perceber que, na escola um pedagogo possui a atribuição tanto pedagógica quanto administrativa. Sendo assim, é importante que, o profissional ao se formar e escolha a sua área de atuação buscando formações continuadas e se aperfeiçoando melhor na área escolhida, pois como são muitas as atribuições, durante a graduação não é possível vivenciar todas elas adequadamente.

A escola é um espaço amplo de muitas trasformações e mudanças ao longo dos tempos, podemos citar Pérez Gómez( 2004), a escola atualmente se configura como uma instituição dotada de poucas iniciativas, enredada em uma cultura pretérita comprometida com areprodução dos conteúdos - mais do que com sua construção - sem se deixar alterar pelas mudanças que ocorrem no cenário social contemporâneo.

A gestão escolar perpassa por todos esses caminhos tentando tornar profissionais capacitados para gerenciar uma instituição de ensino rumo ao futuro.

Numa gestão democrática todos podem e devem participar, existem até alguns pontos importantes a se pensar: trabalho em comum, todos fazem parte desta comunidade; a gestão é participativa, mas espera-se que todos participem; todos dirigem e todos são dirigidos.

Dentro deste contexto podemos acrescentar algumas ferramentas que nos auxiliam nesse momento, destacando-se aqui as mídias sociais. Essa ferramenta faz parte do cotidiano dos alunos em muitas escolas pelo país.

A tecnologia está na vidas dos nossos alunos desde muito pequenos, contato com o digital é bem rápido e intenso e isso é levado para dentro das escolas, onde é necessário fazer um estudo de como introduzir isso nas aulas.

[...] ao ter acesso as tecnologias da informação e sua transformação em conhecimento durante todo o período escolar, os alunos serão posteriormente agentes de mudanças nos diversos setores ao influir naturalmente no uso destas; o uso adequado destas tecnologias estimula a capacidade de desenvolver estratégias de buscas, estimula o desenvolvimento de habilidades sociais, a capacidade de comunicar efetiva e coerentemente, a qualidade da apresentação escrita de ideias, permitndo a autonomia e a criatividade ( MERCADO, 2002, P. 26).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (120.1 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com