TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Prática Supervisionada

Por:   •  9/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  5.521 Palavras (23 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 23

Universidade Paulista – UNIP

Curso de Graduação em Pedagogia

Atividade Prática Supervisionada

Jogo matemático

Santana de Parnaíba

2017

Matutino

Nome:

Samira Silva

Danielli Lopes

Caroline Lopes

Atividade Prática Supervisionada

Jogo matemático

Santana de Parnaíba

2017

Sumário

2. O jogo e o desenvolvimento da criança 4

3. Os índices da aprendizagem da matemática no Brasil 6

3.1 O ensino da matemática na sala de aula 8

4 O jogo na sala de aula 11

4.1 Ensinando matemática através de jogos 12

5. O jogo da ASMD 14

5.1 O funcionamento do jogo ASMD 16

5.2 O jogo ASMD na construção “da” matemática 18

6. Considerações finais 19

7. Referencias bibliográfica 20

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho oferece o conhecimento sobre o jogo da matemática dentro da sala de aula, como um recurso didático para ser trabalhado no ambiente escolar. Assim as páginas a seguir contêm informações amplas sobre o caminho do ensino da matemática e a utilização do jogo para esse desenvolvimento, como estratégias de ensino, considerando o olhar da sociedade e dos alunos e sobre o desempenho que o recurso de jogos podem trazer para uma aula de raciocínio.

Neste trabalho mostraremos a posição do professor e do aluno diante dessa disciplina e considerando o espaço da criança como um grande cientista da aprendizagem. Considerando a visão de teóricos em relação ao jogo da matemática com bases em seus estudos e pesquisas. Sendo assim podemos considerar alguns pontos finais em relação ao tema desenvolvido.

O jogo da matemática busca o melhor desempenho do aluno na relação com esta aprendizagem, considerando a sua posição e conhecimento, levando o professor ter uma visão ampla e os conduzir no mesmo caminho, retirando o rótulo posto pela sociedade, valorizando o uso de estratégias para o mesmo resultado e mostrando os benefícios da busca por um ensino lúdico.

2 O JOGO E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

Os jogos e as brincadeiras são, para as crianças, atividades muito prazerosas e estão presentes no cotidiano das crianças, mas, como veremos, elas não estimulam apenas o prazer no ato de brincar e jogar, mas atuam no desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e emocional da criança.

De acordo com Piaget a criança, desde o seu nascimento, passa por níveis de desenvolvimento, aos quais denominou estágios que acontecem de forma ordenada e gradativamente.

A cada estágio a criança desenvolve uma nova estrutura mental num processo que se dá de forma gradual que se dá por meio de processos de assimilação e acomodação das suas estruturas mentais. E o modo de operar da criança evolui a partir das experiências e construções do estágio anterior.

E para Piaget, o jogo atua diretamente na construção de conhecimentos é considerado como um importante recurso no desenvolvimento da criança conforme se pode confirmar em Grassi:

“para Piaget, há uma estreita relação entre jogos e a construção da inteligência. O jogo espontâneo influência o processo de aprendizagem, uma vez que faz a criança utilizar sua inteligência de modo significativo e a estimula a investigar e explorar”. (GRASSI, 2008, p. 75)

E partindo para uma perspectiva sócio-interacionista temos, também, em Vygotsky a seguinte concepção a respeito do jogo em relação ao desenvolvimento da criança:

O lúdico influencia enormemente o desenvolvimento da criança. É através do jogo que a criança aprende a agir, sua curiosidade é estimulada, adquire iniciativa e autoconfiança, proporciona o desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)   pdf (79.6 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com