TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Tecnologia da educação

Por:   •  2/5/2019  •  Exam  •  768 Palavras (4 Páginas)  •  698 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

Curso: PEDAGOGIA - Semestre: 1º - Disciplina: TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E EAD

Professora: Maria Dolores Bortolança

                Atividade referente às aulas 1 e 2          Enviar no Portfólio 2

1- Sobre a Tecnologia e Educação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as alternativas falsas, após assinale a alternativa correta (0.5).  

(   ) A escola sempre foi palco para a inserção de tecnologia que, como aponta Oliveira (2001), “são produtos da ação humana, historicamente construídos, expressando relações sociais das quais dependem, mas que também são influenciadas por eles”;

(  ) As novas tecnologias estão sendo incorporadas ao processo ensino-aprendizagens sendo as ferramentas atuais utilizadas por nossas escolas na construção do conhecimento;

(  ) Assim, com o advento das novas tecnologias de comunicação e de informação, o convívio social passa a ter outras maneiras de se relacionar e de se organizar e também de fazer educação.

(  ) Dentro desse cenário, é necessário pensar na formação dos professores, bem como nas correntes teóricas para embasar esse processo de ensino, o acesso e a democratização do uso das novas tecnologias;

(   ) V - F - V - V - V

(   ) V - V - F - V - V

(  x ) V - V - V - V - V

(   ) F - V - V - F - V

(   ) V - V - F - V - F

2 – Complete as lacunas com a respectiva corrente de pensamento. (0.5)

_____EMPIRISMO________: Ao nascer o ser é considerado uma tábua rasa, as ideias vão sendo gravadas a partir das percepções que contribui para as capacidades mais elementares, os comportamentos mais complexos, sendo a inteligência capaz de acumular conhecimento.

__inatismo ou nativismo___________: O conhecimento está predeterminado já que desde o nascimento e hereditariedade é capaz de marcar as diferenças individuais tanto no campo psicológico como no físico.

associacionismo________________: Seu pressuposto consiste na combinação de uma série de condutas simples chegando ao comportamento complexo. Estão presentes nesta corrente as teorias do comportamento reflexo de Skinner.

3 – Após a leitura da aula 2, descreva as três perspectivas dominantes que são utilizadas para compreender o ensino-aprendizagem em educação medida pela tecnologia, de acordo com o que foi citada pela autora Andréa Filtro (2009). (1.0)

As três perspectivas dominantes usadas para  compreender o ensino-aprendizagem em educação mediada pela tecnologia são: A perspectiva associacionista, que enxerga a aprendizagem enquanto mudança de comportamento, fundamentada nas teorias de Pavlov, Watson e Thorndike, que enfatizam a aprendizagem por associação, primeiramente  através do condicionamento estimulo-resposta, e posteriormente através da capacidade de associar conceitos em uma cadeia de raciocínio, ou passos em uma cadeia de atividades, para construir uma habilidade complexa. Está focada em como os conceitos e habilidades  se manifestam em comportamentos externos.  A aprendizagem formal  repousa sobre a evidencia externa, como indicador do que foi aprendido.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (119.2 Kb)   docx (42.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com