TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de ética: Ética no Contexto Educacional

Por:   •  8/2/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  1.187 Visualizações

Página 1 de 2

DISCIPLINA: Ética no Contexto Educacional

POLO: Água Branca

COORDENADOR DE DISCIPLINA: MS. Ana Karla Sousa de Oliveira

TUTORES:

ALUNA:

DATA DE ENVIO: 27/04/2015

Atividade I

UNIDADE I – Concepções Éticas

Atividade 01 - Tomando como referência a leitura do texto da Unidade I, defina, com suas próprias palavras, o que é Ética.

Ética são princípios que orientam o comportamento humano; é uma reflexão sobre o valor das ações sociais consideradas tanto no âmbito coletivo como no âmbito individual.

Ter ética é respeitar o meu próximo, cumprir com meus deveres e exigir meus direitos procurando viver com bom senso em tudo que faço.

Atividade 02 – Com base em seu entendimento, a Ética deve ser estudada como disciplina autônoma ou deveria perpassar todas as disciplinas dos cursos universitários?

Sem um comportamento ético, ou seja, sem a referência a princípios humanitários fundamentais comuns a todos os povos, nações, religiões, a humanidade já teria se despedaçado até a autodestruição.

Ética deve ser estudada primeiramente como uma disciplina autônoma, pois ela é uma disciplina normativa, para que com isto, sendo uma disciplina autônoma, possamos aprender-la e depois podemos utilizar-la junto a outras disciplinas.

Atividade 03 – Com base na afirmação de que “a ética exprime a maneira como uma cultura e uma sociedade definem para si mesmas o que julgam ser o mal e o vício, a violência e o crime e, como contrapartida, o que consideram ser o bem e a virtude, a brandura e o mérito” (p.24), caracterize virtude e vício, delimitando aproximações e distanciamentos desses conceitos.

Uma virtude é um traço que pessoas nascem ou aprendem, como por exemplo, ter paciência é uma virtude é algo bom um traço que traz benefícios. Algo que é melhor como sentimento, como conduta e como ação; é a excelência, a realização perfeita de um modo de ser, sentir e agir.

E vicio é uma atitude ou ação repetitiva que pode causar algum malefício tanto rapidamente quanto com o tempo. O que é pior como sentimento, como conduta e como ação; é a baixeza dos sentimentos e das ações.

Virtude

Vício

Coragem

Vaidade

Respeito próprio

Orgulho

Gentileza

Inveja

Amizade

Covardia

Veracidade

Indiferença

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (85 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com