TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brinquedoteca Hospitalar

Por:   •  21/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.795 Palavras (12 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 12

DESAFIO PROFISSIONAL

Trabalho apresentado pela aluna ...................................................., R.A. .......................................... aos professores das disciplinas: Organização e Metodologia da Educação Infantil ; Brinquedoteca e Elemento Lúdico como exigência parcial de avaliação dessas disciplinas neste semestre.  

INTRODUÇÃO

        Esse trabalho tem como objetivo principal desenvolver as maiores habilidades que o profissional da educação deve possuir, sendo esses a pesquisa,  a observação e o registro  com o fim de refletir o desenvolvimento infantil e sua relação com o ambiente criado para que o mesmo ocorra. Pensar nas necessidades urgentes daqueles que são impossibilitados de usufruir do seu direito total de frequentar uma escola devido a uma doença que exija cuidados hospitalares por longo tempo.  

        Esse desafio profissional irá levar a uma observação da criança que frequenta a brinquedoteca hospitalar por ter que permanecer no hospital devido a estar sendo submetida a algum tipo de tratamento e fazer relação da influencia que esse ambiente tem sobre o seu desenvolvimento, seja no âmbito social, físico, emocional, etc.

1. FICHA DE OBSERVAÇÃO

OBSERVAÇÃO NARRATIVA

Observador:  

Nome da criança:  P. I

Idade da criança:  5 anos e 7 meses

Sexo da criança: Masculino

Responsável pela criança durante o período de observação

Nome: K . S                                                  Função: Enfermeira

Nome: T. N.                                                  Função: Terapeuta Ocupacional

Nome: M. Z. C.                                             Função: Acompanhante / Mãe

Contexto da observação:  pediatria do hospital

Data da observação:04/09/2015  Horário início:14 hs Horário termino: 15hs e 40m

Data da observação:09/09/2015  Horário início:14 hs Horário termino:15 hs e 30 m

Escolha da criança

    A escolha do P . I. veio do fato de conhecer a mãe da criança, do meu local de trabalho, onde exerce a função de professora e também por ser um caso que visava cuidados extremos já que a criança se encontrava com zero de imunidade.

Breve descrição das características marcantes da criança

    P.I. foi diagnosticado com câncer no cérebro e estava sendo submetido a tratamento quimioterápico. Embora estivesse com os cabelos caindo,  ainda assim mantinha o sorriso no rosto , lógico com uma mistura de aceitação e por outro lado certa ansiedade  pelo que poderia vir depois.   Seu estado emocional era feliz embora o seu estado físico estivesse debilitado. Era um garoto introspectivo, observava mais do que falava. Tinha apenas uma irmã mais velha em idade.

Descrição das características físicas e sociais do cenário de observação

    A ala da pediatria possui um local onde as crianças em tratamento podem ficar com os pais. Esse ambiente lúdico é pensado exatamente para suprir a necessidade das crianças que permanecem internadas por um tempo considerável. É uma sala agradável que possui tv, jogos pedagógicos, um cantinho com livros para leitura, mesinhas para desenhos, etc, porém não é um ambiente que pode ser utilizado por públicos como o P.I. que se encontra com a imunidade baixíssima correndo o risco de contrair infecções que poderia agravar ainda mais o seu estado ou leva-lo a óbito. Pois para que ele frequentasse essa brinquedoteca tudo ali dentro teria que ser pensado com outros materiais que permitisse esterilização constante, o que não era o caso dessa brinquedoteca. Ou seja , embora exista um ambiente pensado nas crianças em tratamento com acompanhamento de uma terapeuta ocupacional, o recurso não abraçava a  todos. O P. I. nesse momento mesmo estava sendo submetido a quimioterapia.

    As paredes são coloridas, com figuras de vários animais a enfeitando. Ela fica em um corredor enorme que liga a pediatria e a maternidade do hospital e comporta no máximo 15 crianças, porém nesse horário tinham apenas 5 acompanhadas de seus familiares, que brincavam de forma livre.

2. ETAPA ORGANIZACIONAL

Quais são os objetivos?

        Devido o fato do P.I. não poder frequentar o espaço da pediatria destinado a interação com outras crianças internadas , por causa de seu grau de imunidade estar baixíssimo, ou seja, quase nulo. Procuraremos observar os momentos de quimioterapia em que ele tem o contato com outras crianças que também no mesmo momento participam do tratamento ao lado dele e observar o seu desenvolvimento social por meio desses momentos. Também procuraremos observar sua interação com os plantadores da alegria (grupo que proporciona momentos lúdicos com pacientes em risco, que normalmente ficam em quartos individuais) e funcionários, assim como a família.

Qual área do desenvolvimento ou do comportamento é o foco da observação?

        O comportamento social será o foco principal de observação, porém também faremos observações sobre seu desenvolvimento físico e motor.

Quanto tempo pretende gastar observando os comportamentos que selecionou?

        Como P. I. faz as sessões de quimioterapia uma vez na semana e na última semana do mês aumenta para duas vezes permanecendo no hospital um total de nove horas e meio de sessão, procuraremos observá-lo uma hora durante as sessões de  quimioterapia e mais trinta minutos durante as visitas dos plantadores da alegria , deixando cerca de trinta ou quarenta minutos para os registros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (211.5 Kb)   docx (521.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com