TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR EM UM AMBIENTE HOSPITALAR: BRINQUEDOTECA HOSPITALAR

Por:   •  28/1/2021  •  Monografia  •  3.889 Palavras (16 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 16

SERAFIM RODRIGUES DE ASSIS

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR EM UM AMBIENTE HOSPITALAR:

BRINQUEDOTECA HOSPITALAR

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Anhanguera de Guarulhos, como requisito parcial para a obtenção do título de graduado em Licenciatura em Pedagogia.

Orientadora: Janaina Silva

Guarulhos 2020

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR EM UM AMBIENTE HOSPITALAR:

BRINQUEDOTECA HOSPITALAR

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Anhanguera , como requisito parcial para a obtenção do título de graduado em (Pedagogia)

BANCA EXAMINADORA

Prof(a). Prof. Esp. Keila Boldrin

Prof. Esp. Joel Pereira

Prof. Ma. Daniele Santos Dalla Lana

Guarulhos, 20 de novembro de 2020

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR EM UM AMBIENTE HOSPITALAR: BRINQUEDOTECA HOSPITALAR -2020- 17 páginas. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia ) – Universidade Anhanguera-Guarulhos-2020.

Resumo

Esta pesquisa se trata de uma revisão bibliográfica, sobre o trabalho do pedagogo eo desafio da sua atuação no ambiente hospitalar. Busca-se apresentar a importância do trabalho pedagógico no hospital; e a sua formação continuada para docentes da classe hospitalarque também é uma modalidade de ensino, ressaltando todas as práticas educacionais de uma instituição não escolar, dando a possibildadede uma criança ou adolescente aprender quando se encontra hospitalizado e ainda podem aprender num espaço que não seja a escola. Trata ainda a importância da função do pedagogo que enfrentará o desafioda educação hospitalar. Ainda aborda a reflexão sobre a construção do conceito de educação fora da escola. A pesquisa de cunho bibliográfico fundamenta esta questão e a contribuição do pedagogo dentro do hospital com poucos estudos a pesquisas em relação à pedagogia hospitalar, e a relação do pedagogo em espaços não escolares.

Palavras-chave: Atuação do Pedagogo. Pedagogia Hospitalar. Desafios

Abstract

This research is a bibliographic review, about the work of the pedagogue and the challenge of his performance in the hospital environment. It seeks to present the importance of teaching work in the hospital; and their continuous training for hospital teaching staff is also a teaching modality, emphasizing all the educational practices of a non-school institution, giving the possibility for a child or adolescent to learn when he is hospitalized and can still learn in a space other than the school. It also addresses the importance of the role of the pedagogue who will face the challenge of hospital education. It also addresses the reflection on the construction of the concept of education outside of school. Bibliographic research supports this issue and the contribution of the pedagogue within the hospital, with few studies on research in relation to hospital pedagogy, and the relationship of the pedagogue in non-school spaces.

Keywords: Pedagogue's performance. Hospital Pedagogy. Challenges

Sumário

STHEFANY RODRIGUES DE ASSIS 1

BRINQUEDOTECA HOSPITALAR 2

1. INTRODUÇÃO 7

2. A IMPORTANCIA DE BRINCAR PARA A CRIANÇA HOSPITALIZADA 7

3. LEGISLAÇÃO HOSPITALAR 9

4. MUDANÇAS NO CONCEITO DE EDUCAÇÃO NO AMBIENTE HOSPITALAR 11

5. O ENRIQUECIMENTO PROFISSIONAL DO PEDAGOGO HOSPITALAR 13

CONSIDERAÇÕES FINAIS 15

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 16

1. INTRODUÇÃO

A criança requer cuidados durante seu desenvolvimento cognitivo, biológico e social e terá como influência tudo o que vivencia. Essas experiencias influenciarão seu modo de agir e pensar e uma criança vivenciando um processo de internação hospitalar tem o direito a acompanhamento psicológico e pedagógico para minimizar os efeitos danosos futuros, principalmente pela privação de frequentar a escola durante esse período.

A nova rotina imposta (exames, medicações, falta de convívio familiar, acesso a pessoas estranhas) restringe sua liberdade e autonomia, o que torna a adaptação necessária, difícil e delicada. Sem o respaldo e cuidados necessários, oferecidos em um acompanhamento será comprometido pela insegurança e o medo.

Contar com uma brinquedoteca hospitalar ajuda a acolher a criança, para desviá-la da tensão do tratamento, brincando e socializando, fatores que também promovem a aprendizagem durante este tempo.

O tema ainda tem, o objetivo geral desta de compreender as dificuldades atuação do pedagogo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)   pdf (77.8 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com