TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades práticas supervisionadas

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

ANHANGUERA

PEDAGOGIA

Educação Profissional e Educação em Ambientes não Escolares

ATPS 1ª Etapa

  Nome:                                              RA:

  Dayane Vilas Boas Laranjeira                     4251848959

  Mislene Cordeiro Sobral                            5213970845

  Nathalia Carvalho Caviquioli                 3785767293

  Winda Mayara do Nascimento                   5638136224

  Professora: Cássia Aparecida Magna Oliveira

                                                                 Bauru

2015

Autonomia dos Profissionais de Educação no Espaço Escolar

Os profissionais de educação devem sim ter autonomia quando o assunto é a participação no ambiente escolar, nas decisões e melhorias na escola e para escola. Todos são essenciais para a discussão e desenvolvimento de uma escola melhor, os professores, por exemplo, participam diretamente em sala de aula e tem mais facilidade em transpor a direção da escola o que pode ser melhorado, quais os projetos mais adequados, o que é legal ou não fazer. A coordenação da escola é importante pois é ela quem fica responsável por todo o processo escolar, alunos e lógico, de conseguir aprovação de projetos entre outros.

Os alunos também devem ter o direito de dar vida a sua voz e opiniões construtivas, pois as melhorias são para benefícios os mesmos, e a escola deve os ouvir, assim também como os pais de alunos que nas reuniões escolares, podem ajudar nesse processo, participando e se interando sobre o que acontece na escola, seu desenvolvimento e projetos futuros.

Enfim, a gestão deve ser participativa, desde aos serventes da escola até os pais dos alunos, pois a autonomia escolar nada mais é que: possibilidades, limites e perspectivas para construção de uma prática pedagógica progressista.

O Ambiente escolar deve ser democrático, não descartando as críticas construtivas, opiniões relevantes, que de fato são feitas com a intenção de melhorar um bem comum , que é o ambiente escolar, pois, para alcançar essa qualidade na educação, há a necessidade de renovar toda a estrutura educacional deixando para trás o ensino tradicional.

A escola precisa mudar toda sua estrutura gerando uma participação efetiva da sociedade, professores, alunos e todos os que fazem parte do âmbito escolar, agindo seja diretamente ou indiretamente em todos os processos educacionais, integrando sociedade e escola. Mostrando aos indivíduos que a democracia pode ser construída e efetivada em uma sociedade, para isso é necessário viver a democracia dentro da escola, e preparar as novas gerações para desempenhar um papel verdadeiramente democrático.

Assim, trabalhando em uma gestão participativa, onde todos podem dar a sua voz, teremos uma escola não só mais justa e desenvolvida, mas uma escola onde todos progridem juntos e resolvem os problemas em total comunhão, pois um precisa do outro  para que o trabalho dê certo e a evolução devido a união de todos.

Bibliografia:

http://gestaoescolar.abril.com.br/formacao/agir-autonomia-483505.shtml

http://www.espacoacademico.com.br/081/81santos.htm

http://monografias.brasilescola.com/educacao/escola-democraticaum-caminho-para-um-ensino-qualidade-.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (93.8 Kb)   docx (26.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com