TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Fundamentos e Metodologia de Ciencias

Por:   •  9/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.302 Palavras (6 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL UNIDERP

POLO BARRETOS – SP

PEDAGOGIA

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Título: Educação profissional em ambientes não escolares

TUTOR (E.A.D): Prof.ª Kate Oliveira Kumada

BARRETOS – SP

2015

INTRODUÇÃO

A educação não formal é entendida como a educação que se aprende no compartilhamento ao longo da vida do aluno, em espaços e ações coletivas estabelecidas no cotidiano. Essa educação difere da educação formal, aprendida institucionalmente na escola e da educação informal em que o aluno aprende com as outras instancias: familiar, bairro, amigos.

O presente trabalho tem como objetivo demonstrar um pouco da educação não formal que acontece muitas das vezes despercebida pelas pessoas, e todos os assuntos interligados à temática.

EDUCAÇÃO NÃO FORMAL

Educação não formal é a educação que não foca no aprendizado, no conteúdo ensinado e sim no aprendiz e na forma como aprende, não necessita de um local organizado e estruturado como, por exemplo, uma escola, ambiente escolar possui todo um conjunto de estrutura desde as Diretrizes a serem seguidas até na forma de organizar as carteiras em sala de aula.

A educação não formal capacita os indivíduos a se tornarem cidadãos, seu objetivo é abrir janelas de conhecimento sobre o mundo, não possui um conteúdo especifico a ser ensinado,  é abrangente a todo o cotidiano, participa desta educação, grupos sociais, ONGs, grupos religiosos, todos com uma finalidade de transmitir valores e cidadania aos seus frequentadores.

As principais características da educação não formal são:

  • O aprendizado da diferença. Aprende – se a conviver com demais. Socializa –se o respeito mútuo.
  • Adaptação do grupo a diferentes culturas, reconhecimento dos indivíduos e do papel do outro, trabalho o “estranhamento”.
  • Construção da identidade coletiva de um grupo.
  • Balizamento de regras éticas relativas às condutas aceitáveis socialmente.
  • Estar focada em quem aprende e não em quem ensina.
  • Estar estruturada de baixo para cima, ou seja, forte influência dos participantes na definição do currículo a ser trabalhado.
  • Flexibilidade;
  • Ênfase na prática, fortemente relacionada com o contexto local dos participantes.

Nesta modalidade de ensino não há necessidade de um currículo, um planejamento a ser seguido, é uma educação livre para poder ensinar.

ASSOCIATIVISMO E SUA RELAÇÃO COM OS PROJETOS SOCIAIS

Segundo dicionário de português Associativismo é: Movimento organizado ou prática de associação de grupos sociais, notadamente de grupos laborais ou setoriais. Associação: Reunião de pessoas para um fim comum; Sociedade; Comunidade; Conexão.

O associativismo colabora com o desenvolvimento social, como uma forma de juntar interesses comuns, constituídas pelos seguintes órgãos sociais: Assembleia Geral, Direção e Conselho Fiscal. Como forma de movimento social, tem como característica o voluntarismo.

Uma forma de associativismo que colabora com os projetos sociais, é chamada de ONG’s

Organização Não Governamental sem fins lucrativos, as ONG’s são um grupo de pessoas com um propósito comum que se juntam e elaboram meios para prestar serviços à comunidade de diversas formas, há diversidade de ONG’s cada uma com seu objetivo distinto, há ONG’s que se manifestação em direitos dos animais abandonados e maltratados, prestam serviços à comunidade ensinando cursos profissionalizantes, na prevenção contra doenças e etc.

As associações empresariais como por ex: SEBRAE visa o empreendedorismo, auxiliar o pequeno e grande empresário para prosperar em seu negocio contribuindo para o desenvolvimento do capital e emprego. O SEBRAE possui alguns projetos para auxilio da comunidade, como cursos gratuitos ead, palestras, consultoria.

Portanto qual a relação do associativismo com os projetos sociais?

A relação é a contribuição para o desenvolvimento sustentável, econômico da sociedade, tanto as ONG’s como as associações empresarias, visam, melhorar de alguma maneira o seu município, o seu estado e país.

SITUAÇÃO DIDÁTICA

Educação Profissional

A educação profissional no Brasil começou desde a colonização, tendo como primeiros aprendizes de oficio os índios e os escravos.  Essa modalidade de ensino é aquela voltada para ensinar um oficio, que proporcionou um avanço a área tecnológica, abrindo espaços para cursos livres, há vários projetos tantos federais, estaduais e até mesmo filantrópicos, que disponibilizam para a população em geral a possibilidade de realizar um curso profissionalizante, desde o artesanato até o curso técnico.

Publico Alvo: Pessoas alfabetizadas e com interesse de aprender.

Justificativa: Enquanto a educação formal tem lugar nas escolas, colégios e instituições de ensino superior de ensino tem currículos e regras de certificação claramente definidos, a educação não formal é acima de tudo um processo de aprendizagem social, centrado no formando, através de atividades que têm lugar fora do sistema de ensino formal e sendo complementar deste.

Objetivos e Metodologias: São próprios das práticas educativas em contexto de educação não formal têm fortemente em conta o desenvolvimento e a experiência pessoal do educando no seu todo.

Com o passar dos anos, houve a necessidade de uma formação permanente, que não fosse focada somente em regras próprias para um ambiente, foi onde surge a educação não formal que preza o educando e seus aprendizado, e a educação profissional é uma situação didática que exemplifica bem essa modalidade de educação.

EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Contribuições da Educação Não- Formal no cotidiano da sociedade atual

As contribuições trazem para o nosso cotidiano um aprendizado importante de como lidar com as diferenças e a ter um respeito mútuo, adquirindo experiências, ações coletivas, socialização e compartilhamento. A educação não formal sempre está presente à aprendizagem entre aos integrantes e saberes coletivos. Contribui para que os pais que participam de movimentos comunitários anteriores, seja mais participativo em reuniões das escolas, cooperando como um representante da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (475.6 Kb)   docx (279.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com