TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps de Leitura e produção de texto

Por:   •  18/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.012 Palavras (9 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 9

                          UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

Anhanguera/Taubaté Polo II

     Pedagogia-EAD

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO

ALINE DOS SANTOS BELARMINO - RA: 6313145322[pic 1]

IZABEL MARIA DE CARVALHO - RA: 1299728217

JULIANA APARECIDA DE SOUZA CARNEIRO - RA: 5733167076

ROSANGELA RABELLO – RA: 5322983986

SUSI CRODA RIBEIRO - RA: 6318200158

                                                               

                                                             

                                                             TAUBATÉ/2015

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

Anhanguera/Taubaté Polo II

Pedagogia-EAD

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO

 

                                                  TAUBATÉ/2015

                                       

                                                   INTRODUÇÃO

Estudos sobre Leitura e Produção de Textos, assunto que consideramos importante para interpretação e formação de opinião sobre elementos que são indispensáveis para o entendimento de um texto. No final deste trabalho aprenderemos a concepção  de  leitura,  estratégica de leitura e produção de texto.

CONCEPÇÃO, ESTRATÉGICAS SOBRE LEITURA E A PRODUÇÃO DE SENTIDOS

Para o objetivo do texto, a leitura tem como função/definição a interação não apenas a escrita, uma interação do leitor com o conteúdo, vocábulo, sentido, com experiência do autor e do próprio leitor. A leitura de um texto seja qual for o gênero trata-se da forma como o leitor analisa a intenção da obra e não propriamente dito, como o autor quer que seja analisado ou entendido.

          Por muito tempo o pensamento que predominava, em relação à leitura em sala de aula era a relação do aluno com o teórico e suas regras gramaticais e sua leitura tomada. Esse tipo de abordagem além de fixar um receio por parte dos alunos,  levou apenas a um caminho de tradições e formalidades em relação a pratica da leitura. A leitura passou a ser apenas uma obrigação e não uma forma de comunicação e interação criou-se assim uma barreira entre o ler e o leitor.

           Houve uma grande mudança na importância da leitura, antes se apreciava apenas as letras escrita, porém nos dias atuais a visão que nos é mostrada, é uma leitura dinâmica e participativa na vida da pessoa principalmente em sala de aula. O desafio maior das novas, adições da leitura baseia-se na luta contra uma leitura mecânica, assim sendo, foi apresentado aos professores os gêneros textuais. Já existente, porém inativo, que passou a ser fundamental para chamar a atenção do aluno contra uma leitura mecânica, assim fazê-los leitores.

          O professor para cativar, chamar a atenção ele explora estratégicas de leitura, busca aquela leitura que vai alem do livro, seja com imagens, sons ou palavras. Pode ser através de filmes, poemas, musica, ou seja, para trabalhar o interesse pela leitura é preciso relacionar o ler com aquilo que faz parte do cotidiano do aluno.    

         Portanto, a leitura é um caminho de descobertas e conhecimentos. Não apenas identificar palavras ou regras gramaticais em um texto, mais fazê-lo ter sentido. Levar o leitor a ver, compreender, interpretar, relacionar e compartilhar, usando ferramentas criativas, de fácil acesso e o principal que faça parte da vivencia do aluno. O mais importante e fundamental na leitura, possibilitar tanto o autor quanto o leitor participação ativa na leitura e na construção de sentido. Convém ressaltar, que embora a leitura seja uma atividade tão universalmente reconhecida e compartilhada a ponto de a considerarmos um bem natural e um valor absoluto, ela não é e não pode ser tomada como uma prática sempre igual par todos, em todos os tempos e lugares.

GÊNEROS TEXTUAIS OU DISCURSIVOS PRESENTES NA REVISTA BRAVO

Os gêneros textuais têm como objetivo ensinar as formas e sentido no qual um texto pode aparecer. Na pratica da escrita de diversos gêneros surge à dinâmica entre  o leitor e o texto. Em sala de aula mostra que um texto, vai além de letras, que a leitura ultrapassa a repetição, a gramática, mas que envolve todo um mundo diversificado, agradável e tolerável, essa dinâmica tem a missão de apresentar um novo mundo ao aluno.

Ao assistirmos uma novela ou um programa de televisão, quando vamos a uma exposição de artes, ao lermos uma historia em quadrinhos, quando observamos tudo o que ocorre a nossa volta, estamos praticando a leitura. Para que tenhamos êxito sobre o ato de ler é preciso entender a leitura, isso pode ser feito de varias formas e maneiras diferentes de um desenho passando na televisão a um texto muito extenso. Assim, é preciso ater a idéias novas, ou seja, e preciso mostrar diferentes gêneros que acompanham o ato de ler e escrever. A escola entra como mediadora, permitindo ao aluno desenvolver competência e formar habilidades.

Quando falamos em gêneros textuais, não estamos nos detendo nos textos literários, mas sim englobando todos os textos da língua, basta que possuam a capacidade de comunicar algo. Os textos, orais ou escritos, que produzimos para nos comunicar, possuem um conjunto de característica, e são estas características que determinaram seu gênero textual, essas características são ferramentas essenciais encontradas em nosso cotidiano em diversas formas: narrativa, descritiva e dissertativa e o assunto, quem esta falando, para quem esta falando, sua finalidade, entre outros ligados a leitura estão os elementos coesivos ou mecanismos de coesão, fatos essenciais tem como objetivo dar sentindo ao texto evitando assim repetição de palavras no mesmo. Para concluir pode-se dizer que o uso adequado dos mecanismos facilita à interpretação do mesmo e consequentemente a construção do sentido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (123.4 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com