TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps metodologia filosofia e história

Por:   •  14/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  654 Palavras (3 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 3

Jornal da Escola

Projeto Pedagógico em escola tem grande apoio da Família

Desde a promulgação da LEI de DIRETRIZES e BASES da EDUCAÇÃO ( LDB)  em 1996, toda escola precisa ter um projeto político pedagógico  o (PPP)  este documento deve explicar as características que gestores , professores , funcionários , pais  e alunos pretendem concluir na unidade e qual formação querem para quem ali estuda .

Elaborar um plano de aula pode ajudar a equipe  escolar e a comunidade a enxergar como transformar sua realidade cotidiana em algo melhor , outra possibilidade –que costuma ser bem mais comum do que o desejado- é que sua elaboração não signifique nada além de um papel guardado na gaveta.

Quando todos enxergam de forma clara qual é o foco de trabalho da instituição e participam do seu processo de determinação  , viram verdadeiros  parceiros da gestão, o processo de elaboração e implantação de um projeto pedagógico é complexo e dúvidas sempre aparecem no caminho.

A escola Estadual Professor Oswaldo Walter  do Ensino Fundamental  e Ensino Médio, localizada em São Paulo implanta um Projeto Pedagógico na escola   com o tema : “Para Sempre” sob o comando da coordenadora  Karla Carletti ,” Para Sempre um projeto da editora e gravadora “Música em Família”, idealizados pelos  artistas  Paula Santisteban  e Eduardo Bologna com a consultoria  técnica de profissionais da área de Educação.

O tema principal é o ciclo  da vida e os temas secundários são:  a  natureza , a transformação e a troca de experiências , histórias e sentimentos entre entes queridos , o principal objetivo a ser atingido com o uso do material é o fortalecimento das relações humanas por meio de atividades lúdicas e reflexivas.

“Para Sempre”  é um trabalho artístico inédito , exclusivo e restrito ao público escolar , é um material paradidático que pode ser utilizado em diversas  disciplinas e ainda como tema central para datas comemorativas ou projetos extracurriculares .

Para a inicialização deste projeto os alunos adquirem o livro “Para Sempre” o qual  acompanha um CD e inclui atividades a serem implantadas as atividades propostas colocaram a criança como parte desse ciclo natural, dessas idas e vindas , transforma-se e transforma o lugar onde está , e as pessoa em sua volta., a criança não só cuida da natureza mas faz parte dela, ela não salva a natureza, mas convive com ela e se mistura com ela e definitivamente se coloca no lugar da árvore e a borboleta em relação ao tempo , as suas chances e as adversidades do mundo e da sua história.

Os textos e as canções são inspiradas na história do mundo e da humanidade, na natureza e na ciência, em textos de biologia  , em lendas para a família.

“O Pequeno Príncipe “ de Antoine Saint-Exupéry foi um livro muito importante em toda a construção do projeto, assim como as canções de George Harrison, Peter Gabriel, Gilberto Gil e Caetano Veloso.

A criança  se insere e descobre a mágica da vida através de sua transformação e relaciona isso com a transformação do circulo essencial em que está inserida.AS pessoas  escolhidas a participar desses momentos são os provedores das  histórias e depois os catalisadores de sonhos , quando a criança é colocada a buscar o que lhe faz feliz e o que tem habilidade para fazer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (81.5 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com