TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atuação do Assistente Social no AEE

Por:   •  18/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  568 Visualizações

Página 1 de 2

Atuação do assistente social no AEE

Atualmente se tem exigido da escola não somente uma educação de qualidade, mas também que seja um espaço que responda às necessidades de cada ser humano, tendo como princípio a inclusão social, buscando uma escola para todos, independentemente de classe social, sexo, etnia, idade. A dimensão social que se encontra no âmbito escolar, além de exprimir as diversas questões sociais promove o reconhecimento da necessidade de ações profissionais interdisciplinares, que por sua vez culminam na presença de profissionais que não fazem parte da escola em um âmbito tradicional, como é o caso do assistente social.

A interdisciplinaridade desses profissionais do Serviço Social vem se constituindo em uma efetiva maneira de resolver problemas socio educacionais. Esse profissional tem na escola um papel de articulador das diversas práticas sociais, visando minimizar os efeitos causados pelas desigualdades. Tem também, a tarefa de elaborar e executar ações que sejam preventivas e de enfrentamento às situações emergentes que expressam violência, dificuldades interpessoais entre alunos, familiares e funcionários da escola e de problemas socioeconômicos que afetam os estudantes.

O Serviço Social pode ainda, realizar projetos e pesquisas e intervenções para que se promova o reconhecimento da realidade e das interferências do ambiente social e ambiental no processo de ensino aprendizagem do aluno com necessidades especiais de educação, pode se fazer o diagnóstico da realidade social que o indivíduo com deficiência esta envolvido e assim contribuir para sanar dificuldades enfrentadas pela comunidade escolar, orientando a escola em como realizar trabalho com as famílias e a comunidade escolar com o intuito de esclarecer sobre a deficiência, ser um mediador entre a família e a escola ou entre a escola e a comunidade local, visando a solução ou a minimização de conflitos sociais e carências, participando e promovendo palestras, reuniões, grupos de estudo acerca de temas que sejam pertinentes a deficiência.

O assistente social pode ainda, contribuir com a inclusão do indivíduo com deficiência na escola, primeiro por ser de sua competência elaborar, implementar, executar e avaliar politicas sociais, encaminhando providências e prestando orientação social a indivíduos e grupos de diferentes seguimentos sociais, com o sentido de identificar recursos e fazer uso dos mesmo no atendimento e na defesa de seus direitos. E segundo, porque ele se configura como agente mediador   das políticas sociais e da cidadania, encontrando no espaço escolar inúmeras possibilidades para a atuação no enfrentamento da questão social. O valor social desse profissional em relação a educação é expressada na medida em que suas ações passam a contribuir para a efetivação dos direitos sociais, respeito as diferenças e a igualdade de oportunidade, o acesso à educação pública e de qualidade a todos e a permanecia desses indivíduos nas escolas.

LIMA, Miriam Torres; GOMES, Anny Kaliny Soares. A Educação Inclusiva como objeto de intervenção do Assistente Social. A Educação Inclusiva como objeto de intervenção do Assistente Social , [S. l.]. Arquivo PDF.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (76.9 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com