TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula-tema 03: Uma gramática da Literatura infantil

Por:   •  17/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 2

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Literatura Infantil

Aula-tema 03: Uma gramática da Literatura infantil

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina de Literatura Infantil, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor Cristina Aparecida Lopes de Moraes.

Anhanguera Educacional

ANO

Considerando a compreensão do texto, reflita e responda, em no máximo 20 linhas, às seguintes questões:

1. O que é o fenômeno literário e qual é a sua contribuição para as produções literárias?

2. Qual a importância do professor compreender a matéria literária?

O fenômeno literário é caracterizado por 3 aspectos, a Intenção ideias, sentimentos, emoções e experiências de varias naturezas o aspecto abstrato que se torna invenção o que derivada da intenção do autor e a palavra que ele concretiza suas ideias possibilitando registrar a realidade que é o livro, o livro é o suporte físico a historia que passa de geração em geração como os contos de fadas levando o conhecimento de geração a geração.

A literatura gera um senso critico por conta da sua convivência com os textos provocando a formação de novas padrões, além disso serve como instrumento de aumentar o domínio linguístico.

È importante que o professor compreenda a matéria literária pois ele se torna o narrador que representado por quem conta o texto e não por quem vive ele media os fatos, identificando os focos narrativos podendo assim crias no aluno o interesse pela literatura favorecendo a autonomia do aluno dentro da sala de aula e nas praticas sociais e necessário também que o professor seja um leitor e conheça modos de trabalhar com esse tipo de texto podendo assim ter bons resultados causando a interação e reflexão doas alunos.

É importante que o professor saiba os dois tipos de escolarização a adequada qual direciona o aluno as praticas de literatura presentes no contexto social e a escolarização inadequadas como as que presenciamos hoje que é distante das praticas sociais da literatura e contribui para o isolamento da literatura da áreas do conhecimento para aversão por parte do aluno.

Referências Bibliográficas<http://www.anhanguera.com/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html> e <http://www.sare.anhanguera.com/index.php/index/citacao>. Acessos em: 26 jun. 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (41.4 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com