TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula tema 3 - Uma gramatica da literatura infantil

Por:   •  22/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  647 Visualizações

Página 1 de 2

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Literatura Infantil

Aula-tema 03: Uma gramática da Literatura infantil

NOME

RA

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

ANO: 2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Literatura Infantil

Aula-tema 03: Uma gramática da Literatura infantil

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina de Literatura Infantil, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação da tutora: Carla Matie Jesus Egi

Anhanguera Educacional

ANO: 2015

Considerando a compreensão do texto, reflita e responda, em no máximo 20 linhas, às seguintes questões:

  1. O que é o fenômeno literário e qual é a sua contribuição para as produções literárias?

   O fenômeno literário é um movimento de escrita que envolve as produções literárias atuais. Desde suas origens pré-históricas, o homem procurou se comunicar ou marcar sua presença no mundo, através de uma determinada escrita. Apropriava-se de vários suportes físicos para inscrever suas mensagens: pedras, tabuinhas de argila, peles de animais, junco, cifres etc. Com o passar do tempo, os suportes físicos foram evoluindo, até chegarem à nossa civilização.

   Com a invenção do papel e do livro, a criação literária adquire corpo verbal e se torna acessível aos leitores. Em nosso tempo cibernético, vemos o livro sendo substituído pelas invenções da informática. Será superada a forma Livro? Queremos julgar que não, mas só o tempo nos dirá.

   O fenômeno literário contribui bastante, para a literatura, pois fez com que as pessoas tivessem mais contato com as obras literárias, daí a importância dessa tripla conjugação de fatores: a invenção, a palavra e livro, como exemplo O Patinho Feio, de Andersen. Uma linguagem literária que se transformou na alegre mensagem de esperança e confiança no valor intrínseco do ser humano.

  1. Qual a importância do professor compreender a matéria literária?

   Compreender a matéria literária é fundamental para o professor, porque através dela o professor estimula o aluno a se interessar pela leitura, levando-o a criar, imaginar, desenvolver socialmente, emocionalmente e cognitivamente. Atrair o pequeno leitor/ouvinte a participar das diferentes experiências que a vida pode proporcionar no campo do real e do maravilhoso, através da leitura.

Referências Bibliográficas:

Capítulo “Matéria e forma de literatura” – páginas 64 a 91 do livro texto (PLT) A literatura infantil de Nelly Novaes Coelho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (112.8 Kb)   docx (164.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com