TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava educação especial

Por:   •  6/5/2016  •  Dissertação  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 3

A inclusão escolar é uma rede que inclui todos, varias conexões são necessárias para que as crianças com deficiência tenham acesso ao ensino. O acesso ao ensino não prevê exceções, mas, quando se trata de alunos com deficiência, ainda há dúvidas sobre como garantir um ensino que considere suas especificidades. A Educação Especial atende pessoas com diferentes deficiências e tipos de transtornos de desenvolvimento, em instituições especializadas, essas instituições são planejadas, organizadas e ambientadas para atender especificamente alunos com determinadas necessidades. Os trabalhos são elaborados por vários profissionais como psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogo, fisioterapeuta etc...Já nas escolas de ensino regular deve ter a participação de todos os funcionários e alunos para ocorrer á inclusão, respeitando a diversidade

Na integração escolar tem o processo tradicional com que o aluno tende de se adequar as estruturas físicas, administrativas, curriculares, pedagógicas e politicas da escola. O aluno com deficiências ou necessidades especiais tem que atingir os níveis preestabelecidos pelas instituições, em várias escolas, quando alguém não corresponde ao comportamento disciplinar padrão esperado é tachado como ameaça e acabam sendo direcionados a escolas especiais, pois apresentam defasagem no aprendizado.

“Estamos caminhando devagar. O maior problema é que as redes de ensino e as escolas não cumprem a lei. A nossa Constituição garante desde 1988 o acesso de todos ao Ensino Fundamental, sendo que alunos com necessidades especiais devem receber atendimento especializado na escola , que não substitui o ensino regular. Há outra questão, um movimento de resistência que tenta impedir a inclusão de caminhar: a força corporativa de instituições especializadas, principalmente em deficiência mental. Muita gente continua acreditando que o melhor é excluir, manter as crianças em escolas especiais, que dão ensino adaptado. Mas já avançamos. Hoje todo mundo sabe que elas têm o direito de ir para a escola regular. Estamos num processo de conscientização”. (Cavalcante)

A relação entre o vídeo “Diferente, mas igual” e os conceitos de inclusão, integração escolar e educação especial, mostra muito bem o conceito de inclusão, pois nem tudo tem que ser do mesmo jeito. Desde o momento que foi decidido escrever com um lápis cor de cor e pintar com um lápis de grafite preto, o desenho continuou com sentido e escrever também. Nada mudou, e todos foram inseridos num só objetivo.
Na integração escolar deve ser assim, pois o que uma pessoa normal faz, uma pessoa com deficiência também pode fazer, apesar de suas limitações. A educação especial auxilia nessas limitações, fazendo com que o diferente seja igual.

A relação entre o vídeo “Diferente mas igual” e Rodrigo o garoto inquieto do estudo de caso, tem à ver com o que deveria acontecer, porque a partir do momento que ele frequenta mais a escola de educação especial ele se desenvolve mais que as outras crianças em relação a leitura e escrita.
Na escola regular, o que acontece é o contrário, os outros alunos se desenvolvem mais e o Rodrigo que fica defasado na leitura e escrita. Isso ocorre porque não há trocas de informações entre as escolas, pois deveria haver uma troca de informações sobre a inclusão de Rodrigo, por ele demonstrar que só a escola de educação especial não é suficiente para o seu desenvolvimento cognitivo.
 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (74.1 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com