TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVA EDUCACAO ESPECIAL

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  1.268 Visualizações

Página 1 de 3

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Educação Especial

Aula-tema 03: O direito de pessoas com deficiência à educação

NOME

Fernanda Gama Jacinto

RA

5822161179

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Educação Especial

Aula-tema 03: O direito de pessoas com deficiência à educação

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina Educação Especial apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação da tutora Elisa Marcia Oliveira Lippe.

Anhanguera Educacional

2015

Direitos iguais & Diferenças a parte

Inclusão quer dizer incluir algo ou alguem em algum contexto ou lugar, neste caso a inclusão escolar quer dizer trazer para a escola regular o aluno com algum tipo de deficiencia fisica, intelectual e ou cognitiva.

A edução especial deve oferecer segundo a autora “inclusção deve oferecer igualdade a todos independente das diferenças de cada um”.

Esse direito de todos inclusive e principalmente daqueles com algum tipo de deficiencia ter acesso a educação, tem sido motivo de muitas iniciativas atraves de reuniões para chegar a uma inclusão de qualidade.

A exemplo disto temos estabelecido na Lei de Diretrises e Bases (LDB, 1996) que em seu capitulo V garante a todos com qualquer tipo de deficiencia o direito obrigatorio ao acesso a educação publica de qualidade.

E ainda este direito é garantido tambem através da Declaração Mundial sobre Educação para Todos (1990), que estabelece a satisfação das necessidades básicas de aprendizagem para todos.

E também a Declaração de Salamanca (1994) que estabelece que esse acesso seja de qualidade, ou seja, esse direito além de estar garantido na lei, é dever de todo cidadão respeitar as diferenças e evitar qualquer tipo de preconceito garantindo assim a convivencia natural entre todos.

Através desses documentos foram estabelecidos em todos os paises leis que garantem esse direito, e a partir dai cada país estabeleceu metas para garantir que todos tevesse acesso a educação.

Entretanto, ainda existe grande resistencia por parte da população principalmente por parte da maioria das escolas de nosso país, que talves não se sentem responsáveis pelo problema e ou, até não estão preparadas para lidar com a situação.

Isto ficou bem explicito através da situação pela qual a mãe de Caio enfrentou, ao tentar matricular o filho em uma escola e, a escola disse que não tinha vaga ou não estava preparada para receber Caio. Sendo que o papel da escola era o de providenciar o acesso imediato de Caio, cabendo a ela recorrer ao poder publico para providenciar as condições necessarias para a inclusão do aluno com qualquer tipo de deficiência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (177.6 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com