TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação Educacional

Por:   •  8/9/2016  •  Dissertação  •  272 Palavras (2 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 2

O sentido de avaliar: Em busca de uma Avaliação Formativa

        

A avaliação está presente no nosso dia-a-dia, pois ela define nossas tomadas de decisões, também a encontramos nas formas de organização de ensino, nos padrões de comportamentos esperados nos alunos entre outros. O professor precisa da avaliação para saber onde se está ou quer chegar com sua prática de ensino, muito além de provas ou testes, ela permite traçar caminhos no processo de aprendizagem, organizar todo o processo e não somente como um fim para se dar uma nota para o aluno. Precisamos buscar formas de melhorar e incluir novas atitudes, pois a avaliação de hoje é bem flexível.

Nas concepções avaliativas temos a avaliação classificatória que vem de uma visão mecanicista, na qual o professor é o único dono do saber, que limita muito, valorizando apenas o acerto. Então devemos introduzir novas formas ou técnicas para que o aluno possa interferir na aula, colocar em prática as suas reflexões sobre determinado assunto, e assim o professor interagir, analisar. O erro serve como direcionador esse processo aprendizagem, para que se saiba que caminho tomar, qual a dificuldade, como melhorar o desempenho, ou até mesmo a necessidade de reorganização da prática pedagógica, essa seria a avaliação diagnóstica, quando o professor avalia para ele mesmo, as suas próprias ações se estão tendo resultados ou não.

As etapas são a avaliação inicial, onde o professor organiza todo o processo de aprendizagem, e ainda a avaliação formativa, onde o profissional apresenta novos conteúdos para os alunos, e o professor ao longo do tempo analisa e avalia.

Referências: Material Teórico: Unidade II

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (65.3 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com