TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação Educacional

Por:   •  18/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 2

Concepção de avaliação.

O sentido atribuído à avaliação no processo de ensino e aprendizagem.

O papel do professor no processo avaliativo.

  • Existem diferentes concepções de avaliação, dependendo da ênfase que se faz necessária.

A avaliação informal é aquela que acontece naturalmente, ela é espontânea, é realizada por qualquer pessoa sobre qualquer atividade humana.

A avaliação educacional é feita através de diversas situações de aprendizagem, buscando um novo conhecimento atitudes e habilidades.

A importância da avaliação deve ser vinculada a concepção do mundo e da sociedade, sendo assim um processo de obtenção de informações que permite e colabora para a tomada de decisões.

O papel que o professor assume nesse processo de ensino aprendizagem é criar expectativas e despertar a curiosidade e interesse de seus alunos em querer aprender e adquirir mais conhecimento ao descobrirem coisas novas que antes não faziam parte de seu cotidiano.

Uma pessoa analfabeta é aquela que não pode participar de todas as atividades nas quais a alfabetização é requerida para uma atuação eficaz em seu grupo e comunidade, e que lhe permitem, também, continuar usando a leitura, a escrita e o cálculo a serviço do seu próprio desenvolvimento e o de sua comunidade. O analfabetismo é a incapacidade que algumas pessoas têm de entender e compreender o texto que acabaram de ler, ou seja, quando, mesmo que as pessoas saibam ler e escrever apresenta incapacidade para interpretar o texto que lhes foi dado para ser interpretado. Este tipo de analfabetismo é bastante comum. Nos dias de hoje, a sociedade está experimentando uma nova forma de analfabetismo, chamado de analfabetismo digital. Este tipo de carência está relacionado com a falta de conhecimento necessário para utilizar computadores pessoais, celulares e agendas eletrônicas e dominar os sistemas  Assim sendo, a educação é uma ferramenta extremamente útil para combater a pobreza e a desigualdade, elevar os níveis de saúde e bem estar social, criar as bases para um desenvolvimento econômico sustentável e a manutenção de uma democracia duradoura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (65 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com