TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BAIXO RENDIMENTO NOS ANOS INICIAIS

Por:   •  6/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.750 Palavras (7 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 7

UNIP EAD– UNIVERSIDADE PAULISTA

POLO TAQUARAL – PEDAGOGIA

Crisélide da Silva Lacerda – RA: 1651854

Giovanna Rezende Moortgat Teixeira Pinto - RA: 1644958

Gyslaine Cristina de Azevedo Rodrigues – RA: 1650812

BAIXO RENDIMENTO NOS ANOS INICIAIS

Campinas

2018

UNIP EAD– UNIVERSIDADE PAULISTA

POLO TAQUARAL – PEDAGOGIA

Crisélide da Silva Lacerda – RA: 1651854

Giovanna Rezende Moortgat Teixeira Pinto - RA: 1644958

Gyslaine Cristina de Azevedo Rodrigues – RA: 1650812

BAIXO RENDIMENTO NOS ANOS INICIAIS

Trabalho apresentado como requisito parcial a disciplina Projetos e Práticas de Ação Pedagógica, do curso de Pedagogia da Universidade Paulista (UNIP) EAD – Polo Taquaral.

Campinas

2018

Sumário

1.        TEMA E TÍTULO        4

2.        SITUAÇÃO PROBLEMA        4

3.        JUSTIFICATIVA        4

4. EMBASAMENTO TEÓRICO        5

5. PÚBLICO ALVO        6

6. OBJETIVO        6

7. PERCURSO METODOLÓGICO        7

8. RECURSOS        8

9. CRONOGRAMA        8

10. AVALIAÇÃO        10

11. PRODUTO FINAL        11

12. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        11

BAIXO RENDIMENTO NOS ANOS INICIAIS

  1. TEMA E TÍTULO

Tema: Baixo rendimento escolar nos anos iniciais.

Título: Cada letra no seu lugar

  1. SITUAÇÃO PROBLEMA

Devido há grandes dificuldades que vivenciamos no ambiente escolar, garantir que as crianças efetivamente aprendam a ler e escrever assim que entram na escola é o objetivo de todo alfabetizado, porém, isso se tornou um grande desafio, surgindo então os seguintes questionamentos:

  • Por que muitos alunos passam do 1º ao 5º ano sem aprender a ler e escrever?
  • De que maneira a leitura, a escrita e a produção de textos terá significado para o aluno?
  • Quais estratégias são necessárias fazer para reverter este cenário?

O projeto tende a contribuir para um melhor entendimento no aprendizado dos alunos nos anos iniciais, garantindo um desenvolvimento com melhor eficácia nas próximas etapas de aprendizagem.

 

  1. JUSTIFICATIVA

Diante das pesquisas realizadas nas redes de ensino, identificamos as dificuldades dos alunos do 1º ao 5º ano, em ler, escrever e interpretar.

Com isso, fez-se necessário a criação do projeto com o auxílio da Coordenação escolar para sanar este problema de uma maneira significativa e lúdica.        

Nosso foco central será o letramento, a participação de atividades em conjunto, recursos audiovisuais e brincadeiras educativas.

Depois de identificar no primeiro momento as dificuldades das turmas, as próximas etapas serão trabalhar competências que deveriam ter sido desenvolvidas no início da alfabetização e letramento.

O intuito é não deixar o aluno perder o estímulo da sala de aula, garantindo posteriormente uma melhora na elaboração de textos e aprendizagem em geral.

4. EMBASAMENTO TEÓRICO

Desde civilizações antigas, o ser humano vive em busca de mecanismos que facilitem o seu dia a dia.

Nesse contexto surge a escrita e a leitura como objetos principais para a construção da própria história da civilização.

Com o desenvolvimento da linguagem, a força das mensagens humanas aperfeiçoou-se a tal ponto ser imprescindível à sua própria existência. A busca do conhecimento tornou-se cada vez mais importante para a vida em sociedade.

Percebe-se que quanto mais cedo o homem iniciar, mais cedo germinará bons resultados. Ou seja, a infância como uma fase especial de evolução e formação do ser, deve despertar-lhe para este mundo, o mundo da simbologia, o mundo da leitura.

Daí a importância do papel da escola, ela precisa ser um espaço mais amplamente aberto a todos os aspectos culturais, e ir além do ensinar a ler e a fazer as quatro operações. Precisa investir em bons livros, considerando que a cultura de um povo se fortalece muito pelo prazer da leitura; melhorar as bibliotecas deixá-las mais modernas e com alta qualidade de livros. Afinal, é principalmente através da leitura que os alunos poderão encontrar respostas aos seus questionamentos e construção do seu conhecimento.

Muitos adultos acham que a aquisição da escrita seja fácil, uma vez decorada a sequência das letras.

Sendo a linguagem escrita um sistema simbólico, sua aprendizagem vai requerer um aprendiz que reconstrua as relações entre as representações fonológicas e as representações ortográficas da língua. Esta é uma tarefa complexa. O processo inicial de aquisição da escrita está intimamente relacionado à escolaridade, embora com ela não possa ser confundido. As práticas sociais relativas à leitura e escrita transcendem não só os limites da escola como, também, precedem a matrícula da criança no sistema formal de ensino. A escrita é algo que o ser humano se envolve desde cedo em sua vida, assim, a sociedade letrada que vivemos exige o domínio da escrita e algumas atividades no cotidiano, sendo assim ela é necessária, e a escola é o local onde é mais expressa sua presença.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (113.8 Kb)   docx (222.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com