TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NO ENSINO

Por:   •  17/9/2020  •  Artigo  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 2

Ao se buscar por uma mudança de comportamentos durante o desenvolvimento dos estudantes da educação básica é primordial exaltar a competência para que se tenha um bom desempenho na prática da cidadania como mobilização do exercício.

Nas dez competências propostas pela base, encontram-se vários elementos com valores diferenciados no que diz respeito ao diálogo e as diversidades culturais, sua interação e valorização que buscam seu espaço curricular na educação básica, sem que se especifique o Ensino Religioso, e sim, os demais componentes curriculares do processo educacional.

A proposta da BNCC para o Ensino Religioso possui características pedagógicas voltadas para a valorização da experiência dos alunos que buscam pelos princípios do “conhecer, respeitar e conviver”. Daí, então, pode definir essa prerrogativa dentro das competências estabelecidas abaixo:

1. Conhecer os aspectos estruturantes das diferentes tradições/movimentos religiosos e filosofias de vida, a partir de pressupostos científicos, filosóficos, estéticos e éticos.

2. Compreender, valorizar e respeitar as manifestações religiosas e filosofias de vida, suas experiências e saberes, em diferentes tempos, espaços e territórios.

3. Reconhecer e cuidar de si, do outro, da coletividade e da natureza, enquanto expressão de valor da vida.

         4. Conviver com a diversidade de crenças, pensamentos, convicções, modos de ser e viver.

5. Analisar as relações entre as tradições religiosas e os campos da cultura, da política, da economia, da saúde, da ciência, da tecnologia e do meio ambiente.

6. Debater, problematizar e posicionar-se frente aos discursos e práticas de intolerância, discriminação e violência de cunho religioso, de modo a assegurar os Direitos Humanos no constante exercício da cidadania e da cultura de paz (BRASIL, 2017, p. 437).

As especificidades das competências apresentadas surgem no currículo da educação básica, no ensino fundamental. No entanto não há nenhuma proposta vigente para o Ensino Religioso no ensino médio e, a BNCC delega como função da escola a promoção do diálogo o entendimento e a solução pacifica para os conflitos que possibilitam manifestações e, diversidades de pontos de vistas que possam alcançar a pacificação e o entendimento diversificado e opostos (BNCC, p. 467).

Para isso, no ensino médio, inicia-se o processo de pacificação e as configurações enfatizam os objetivos e as habilidades divididas nas séries iniciais ( 1º ao 5º ano) e nas séries finais ( 6º ao 9º ano) do ensino fundamental. Segundo Linz e Cruz (2017, p. 146) define  o Ensino Religioso na BNCC , objetivando duas distintas fases complexas:

[...] podemos enfatizar que esses objetivos contemplados no Ensino Religioso visam, num primeiro momento, levar os estudantes nos anos iniciais a conhecer e identificar as diferentes linguagens, o sistema religioso e não religiosos, assim como as manifestações nas diversas culturas como fenômenos socioculturais presentes em nosso cotidiano e, por isso, enfatiza o uso de verbos perceber, reconhecer compreender e identificar, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (57.5 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com