TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BRASIL: ÁGUA EM ABUNDANCIA E ESCASSEZ CADA VEZ MAIS PRÓXIMA

Por:   •  15/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.387 Palavras (14 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 14

BRASIL: ÁGUA EM ABUNDANCIA E ESCASSEZ CADA VEZ MAIS PRÓXIMA

Robson Ribeiro Soares

Resumo

A água é importante na vida dos seres humanos, sem ela não teríamos muitas coisas, pois a utilizamos para as mais variadas atividades. Neste artigo, pontuo sobre a escassez de água doce no Brasil, onde tenho como objetivo fazer uma analise sobre a importância da água doce e sua escassez no contexto atual brasileiro. Para fins deste estudo, tive como suporte teórico Foladore (1999), Araújo (2009), Donaire (2008) e Ferreira (2004), entre outros. Este trabalho tem como instrumento metodológico a pesquisa bibliográfica e a analise de documentos, sendo a mesma de abordagem qualitativa. Os resultados deste trabalho apontam que a água é muito importante na vida dos seres vivos e que a sua escassez tem se tornado um assunto muito discutido nos últimos anos. Fica evidente também, que a escassez de água não se relaciona apenas por conta das mudanças climáticas, mas também pela falta de uma educação ambiental, responsabilidade social, desenvolvimento sustentável, indicadores para o uso consciente e o crescimento populacional desordenado.

Palavras – chave: Responsabilidade Social. Água Doce. Escassez. Poluição Hídrica. Meio Ambiente.

Introdução

Atualmente, estamos passando por um problema muito serio relaciona a escassez de água no Brasil. Mas, como um país um tão privilegiado como o Brasil que tem a maior parte de água doce pode estar passando com problema de escassez de água? O Brasil tem 11,6% de toda água doce do planeta, mas o problema é que esta água está com a sua maior parte concentrada na Amazônia que tem apenas 7% da população e tem a maior de água doce também no subterrâneo o Sistema Aquífero Guarani e Alter do Chão. Essa é uma das causas da escassez de água em diversas regiões do país.

A escassez também está relacionada com o crescimento desordenado da população brasileira, principalmente nos grandes centros urbanos, e isso gera os mais diversos problemas como a poluição dos rios, lagos e riachos, a degradação do meio ambiente, o desequilíbrio ecológico e o desperdício de água exagerado. Nessas regiões, a água acaba sendo distribuída de forma desigual onde quase sempre boa parte das pessoas não tem uma água de qualidade, gerando doenças e má qualidade de vida.

Com a escassez outro ponto a ser destacado, é que muitas regiões futuramente pode fica sem energia elétrica, pois alguns reservatórios estão baixando o nível cada vez mais, por falta de chuva e também por não haver uma politica de responsabilidade social e de sustentabilidade que possa garantir o uso consciente. Vale lembrar também sobre algumas práticas governamentais e empresarias que prejudicam ainda mais os reservatórios.

Discutir sobre o problema de escassez de água doce no contexto atual do Brasil por meio de uma pesquisa bibliográfica, é importante porque me possibilita adquirir não só uma aproximação com aquilo que desejo investigar e estudar, mas também permite criar um conhecimento, partindo da realidade presente no campo a ser pesquisado.

A metodologia escolhida neste estudo parte da pesquisa bibliográfica, análise documental, sendo que a mesma é de abordagem qualitativa. De início, procurei fazer um levantamento sobre o tema proposto por meio de analise de documentos, em seguida partir para a pesquisa bibliográfica com o objetivo de compreender melhor, pontuando os aspectos mais relevantes para a construção deste trabalho. Vale mencionar, que o desenvolvimento deste artigo está dividido em dois subtítulos, onde no primeiro pontua-se sobre “Os efeitos da escassez de água doce na vida dos brasileiros”. No segundo, pontua-se sobre “A responsabilidade social e o problema da escassez”. Por fim, as considerações finais, onde se chego as respostas que este trabalho propôs estudar.

Metodologia da pesquisa

A pesquisa pode ser entendida como um procedimento reflexivo e critico que permite ao pesquisador adentrar-se a um espaço para conhecer ou descobrir verdades sobre um contexto, utilizando métodos científicos para encontrar respostas propostas. Quando buscamos realizar uma pesquisa, esta ideia pressupõe o confronto entre dados, as evidências, as informações que são coletadas sobre um determinado assunto, assim como o conhecimento teórico que vem sendo acumulado a respeito deste a partir de um determinado problema que promoverá a delimitação da pesquisa a uma porção do saber.

        Gil (2008) define a pesquisa como um processo formal e sistemático do desenvolvimento do método cientifico, sendo o objetivo fundamental da pesquisa o descobrimento de respostas para problemas mediante o emprego de procedimentos científicos. Nessa perspectiva, vale salientar a importância do processo metodológico para a realização deste estudo, tendo em vista que a metodologia é o caminho para o desenvolvimento de um trabalho de teor acadêmico, possibilitando por meio dela, identificar, analisar, demonstrar, perceber e compreender ao máximo a conjuntura dos fatos envolvidos na realidade estudada.

        Portanto, neste trabalho utilizei a pesquisa bibliográfica por esta me permite a leitura, interpretação e analise sobre o tema estudado, onde por meio dela a construção do conhecimento permite desenvolver habilidades como produzir, detalhar, ampliar, colaborar, atualizar algum conhecimento existente.

 

Sua finalidade é colocar o pesquisador em contato direto com tudo o que foi escrito, dito ou filmado sobre determinado assunto, inclusive conferencias seguidas de debates que tenham sido transcritos por alguma forma, quer publicada quer gravadas. (MARCONI e LAKATOS, 2011, p. 57)

        A pesquisa bibliográfica pode ser também como um conjunto de atividades orientadas estruturas, organizadas e planejadas em busca de um conhecimento.

        Para realização deste trabalho monográfico, foi utilizada a pesquisa com ênfase na abordagem qualitativa, pois possibilita ao pesquisador uma maior compreensão do contexto pesquisado, tendo como ponto de partida o conhecimento dos sujeitos, o social, suas vivências, características e peculiaridades. Esteban diz que

A abordagem qualitativa da pesquisa constrói um contexto complexo de relações, compromissos, conflitos, colaborações, escutas (...), representando um nível adicional de considerações éticas que surgem em torno das intenções dos agentes, os fins que buscam alcançar os resultados gerados de forma intencional ou não, e os desejos e valores das pessoas (ESTEBAN, 2010, p. 210).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)   pdf (115.5 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com