TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Breves Considerações Sobre a Educação Pré-comeniana

Por:   •  16/9/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.900 Palavras (16 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 16

Índice

1. Introdução.        2

2. Objectivos.        3

2.1. Geral:        3

2.2. Específicos:        3

3. Metodologia.        3

Capitulo II – Fundamentação Teórica.        4

1. Conceitos.        4

1.2.1. Breves Considerações Sobre a Educação Pré-comeniana.        5

1.3. Principais Obras        6

1.4. Influência das ideias na pré-pedagogia escolar de João Amos Comenius        7

Capitulo III. Conclusão.        15

1. Conclusão.        15

2. Referencias Bibliográficas.        16

Capítulo I – Introdução.

O presente capítulo versa em torno da: Introdução, objectivos, sendo os gerais assim como os específicos, e por fim a metodologia utilizada para a feitura e concretização do presente relatório de pesquisa.

1. Introdução.

No presente relatório de pesquisa, aborda-se sobre a educação e a pré-pedagogia na era Medieval, e também sobre a influencia das ideias na pré-pedagogia escolar de João Amos Comenius – (1592-1670). Desta feita, em várias esferas da sociedade, surge a necessidade de disseminação e  internalização de saberes e modos de acção  (conhecimentos, conceitos,  habilidades, hábitos, procedimentos, crenças, atitudes), levando as práticas pedagógicas.  Mesmo no âmbito da vida privada, diversas práticas educativas levam inevitavelmente a actividades de cunho pedagógico na cidade, na família nos pequenos grupos, nas relações de vizinhança, o que é definido como a educação. Durante muito tempo, os filósofos e educadores reflectiram sobre a educação, deixando como resultado para a humanidade um legado de inestimável valor. E os educadores de hoje, em suas reflexões permanentes, não podem desconhecer esse legado, com efeito, todos eles, cada um a seu tempo, deram a sua contribuição de vida efémera ou duradoura, porém todas, de alguma forma, indispensáveis para o avanço do sistema educacional.

Portanto, não há nenhuma dúvida, todo pensamento reflecte a situação de cada época, da mesma forma que o pensamento actual reflecte o que se passa no presente. E sendo assim, na incessante busca da verdade ninguém pode prescindir da reflexão do passado, como também, mais tarde não poderá abstrair da reflexão feita agora.

2. Objectivos.

2.1. Geral:

  • Compreender o conteúdo temático intitulado educação, a pré-pedagogia na era medieval, e a influencia das ideias na pré-pedagogia escolar de João Amos Comenius;

2.2. Específicos:

  • Apresentar os conceitos do termo Educação;

  • Explicar sobre a história, vida e obra de João Amos Comenius;
  • Apresentar uma Breves Consideração Sobre a Educação Pré-comeniana.
  • Explicar sobre a Influência das ideias na pré-pedagogia escolar de João Amos Comenius.

3. Metodologia.

O presente estudo, é o fruto de uma investigação, ou pesquisa bibliográfica, tendo em consideração de que, a Pesquisa Bibliográfica, é conceptualizado como:

Sendo aquela em que as fontes de informação são obras bibliográficas, encontradas em livros, teses, dissertações, monografias, arquivos, internet. Podendo-se ainda considerar que, neste tipo de pesquisa o pesquisador alimenta-se de trabalhos de outros pesquisadores para desenvolver o seu estudo. SÉRGIO DANIEL ARTUR, (2015).

Capitulo II – Fundamentação Teórica.

O presente capítulo do trabalho de pesquisa, tem como foco apresentar alguns conceitos sobre o termo educação, e posteriormente falar sobre a influência das ideias na pré-pedagogia escolar de João Amos Comenius.

1. Conceitos.

1.1. Educação.

A educação é concebida como "produção do saber", pois o homem é capaz de elaborar ideias, possíveis atitudes e uma diversidade de conceitos, e o ensino como parte da acção educativa é vista como processo, no qual o professor é o "produtor" do saber e o aluno "consumidor" do saber. A aula seria produzida pelo professor e consumida pelo aluno. O professor por possuir competência técnica é o responsável pela transmissão e socialização do saber escolar, cabendo ao aluno aprender os conteúdos para ultrapassar o saber espontâneo. BELLO, (1967).

Segundo o dicionário Aurélio, educação é o “processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral, visando à sua melhor integração individual e social”.

Portanto, a afirmação tão coerente nos faz reflectir sobre o processo educativo contínuo, como base de uma constante busca pela melhoria da qualidade da formação docente e discente. A acção educativa implica um conceito de homem e de mundos concomitantes, é preciso não apenas estar no mundo e sim estar aberto ao mundo. Captar e compreender as finalidades deste a fim de transformá-lo, responder não só aos estímulos e sim aos desafios que este nos propõe. A educação não tem uma fórmula pronta a seguir, a fórmula é criada, desvendada a cada passo em que estimulamos os nossos educandos, estes por sua vez têm seus conhecimentos prévios que devemos levar em consideração para acrescentar nessa “fórmula” do educar, inserir a história da comunidade no currículo da escola para que estas se incluam na educação trazendo assim motivação necessária ao processo de ensino aprendizagem.

1.2. História de João Amos Comenius.

Comenius foi o fundador da didáctica e, em parte, da pedagogia moderna. Mas foi, ainda, um pensador, um místico, um reformador social, personalidade extraordinária, em suma. Seu nome figura ao nível dos de Rousseau, Pestalozzi e Froebel, isto é, dos maiores da educação e da pedagogia.

1.2.1. Breves Considerações Sobre a Educação Pré-comeniana.

1.2.2. Definição de Educação.

O instinto é uma característica encontrada também no homem, e não apenas em outros animais, como o insecto, por exemplo. Uma das diferenças entre o homem e os outros animais é o fato de grande parte do comportamento humano ser conduzido pela capacidade de aprendizagem do indivíduo. BONBOIR, (1977).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)   pdf (187.1 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com