TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brincadeira

Por:   •  23/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 2

Oficina: Jogos e

Brincadeiras africanas e

Afro-brasileiras

Resumo[pic 1]

O intuito da realização da oficina é de levar atividades lúdicas e interativas, buscando caracterizar as brincadeiras de cada país da África e do Brasil, assim promovendo a interação com o estudantes presentes, interligando a brincadeira e a cultura de cada país. A proposta é baseada nas atividades da III Semana da Consciência Negra promovida pelos estudantes da Universidade Federal de Pernambuco.

A importância da execução dos jogos e descobrir mais sobre sua gênese (local/povo) e expandir e fortalecer o ensino da historia da África e do Brasil, visando a construção e a valorização da cultura negra da America e da África que é oculta do currículo/livros didáticos e na maioria das vezes da sala de aula.

 É de extrema importância trazer para o corpo discente, métodos para que o ensino ‘’progressista’’ (SAVIANI) torne-se uma evolução para a educação, fugindo do tradicionalismo apresentado atualmente nas salas de aula. De modo que se torna necessário à didática que para o aproveitamento dos conteúdos e a satisfação do professor.

Atualmente podemos constatar a extinção da origem cultural brasileira nos livros didáticos e nas salas de aula,quando tratados pelos professores e pelos produtores dos livros são de forma que o foco é voltado para a exploração  dos escravos e a colonização branca do Brasil,tornando evidente o desaparecimento da cultura.

Portanto o nosso foco é fazer com que a oficina se torne amplo e didático a maneira de lecionar sobre a África e a construção cultural brasileira, levando de maneira ambígua para o melhor aproveitamento do ensino e da aprendizagem.

Nos debates que ocorrem geralmente nos cursos com licenciatura, presenciamos a ausência de didática e a prática frequente do ensino ‘’tradicional’’ promovido pelos professores, contudo o nosso desejo é que a oficina amplie e conhecimento dos estudantes presentes nos encontros futuro professores ,de forma que os temas tratados e a maneira como ocorrerá a oficina seja transmitido aos alunos e torne marcante para a vida do aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (80 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com