TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brincadeira de criança

Por:   •  8/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  923 Palavras (4 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Porque a brincadeira é importante na vida da criança?

A brincadeira ocupa um lugar extraordinário na vida da criança, porque está em um espaço intermediário entre o real e o imaginário, pois incorpora elementos da realidade que são misturados com a fantasia. É um espaço privilegiado para a criança poder elaborar situações difíceis que ela viveu. Incluir e realizar desejos na brincadeira, e poder lidar com emoções variadas, como por exemplo: o amor, ódio, coragem, medo, alegrias e tristezas. A brincadeira tem uma função especial na vida da criança, pois a criança acaba interferindo no mundo através  de suas brincadeiras. É por meio da brincadeira que a criança pequena aprende a superar obstáculos da vida real que ela vai enfrentar durante seu crescimento.

Através da brincadeira a criança aprende muito, principalmente na parte motora, intelectual e social, a brincadeira também é uma oportunidade para o desenvolvimento da criança. É através da brincadeira que a criança aprende, e experimenta o mundo se relacionando socialmente, cria autonomia  organizando suas emoções, aprende regras e testa suas habilidades físicas. Assim sendo o brincar passa a ser a linguagem da criança.

BRINCADEIRAS DE O A 12 MESES

Estimulando a visão e o tato da criança

Material usado: fitas coloridas com diferentes texturas

Você vai amarrar as fitas na alça da cadeirinha do bebê conforto uma do lado da outra, pode amarrar quantas vc achar necessário, coloque a criança sentada na cadeira e estimule ela a brincar com as fitas como as fitas ficam próximas ao campo de visão os bebês ficam eufóricos.

Essa brincadeira estimula a região cerebral  chamada lóbulo parietal que controla o tato e a capacidade da criança reconhecer objetos trabalha a coordenação olho/mão, treina a coordenação motora, trabalha habilidades manipulativas.

Idade de 6 á 12 meses

Brincadeira: transferência de cotonetes de um pote para outro.

Material usado: dois potes médios com boca larga um cheio com cotonetes, outro vazio.

Modo de brincar: passar os cotonetes de um pote cheio para outro pote vazio.

Essa brincadeira proporciona socialização e cooperação na vida da criança, pois trabalha o desenvolvimento físico, a coordenação motora fina, a criança vai se exercitando de diversas formas diferentes para conseguir pegar os cotonetes, vai usar o movimento de pinça, trabalha o exercício do olho, mão, dedos e destreza manual.

Idade de 12 á 24 meses.

Brincadeira pompom colorido

Material: pompom colorido de algodão e um tubo de papelão. (pode ser de papel toalha).

Modo de brincar: decore o tubo de papelão com fitas coloridas, depois escolha um local seguro para prender o tubo permitindo que a criança alcance a ponta do tubo levantando e sentando-se sem dificuldades, depois vai se apresentar os pompons, para a criança e mostrar como se brinca, colocando o pompom por cima dentro do tubo, ele vai cair no chão, pode usar outras bolas que passe pelo tubo e que corra o risco de ser engolida, a criança vai perceber que quando coloca a bolinha em cima ela cai no chão e vai repetindo até a criança cansar.

Essa brincadeira proporciona socialização e cooperação, trabalhando a coordenação motora, coordenação dos olhos e mão. Trabalha a percepção das cores, a percepção visual, atenção, concentração, desenvolvimento físico, cognitiva e destreza como levantar e abaixar e motricidade ampla.

 

Idade de 12 á 24 meses.

Brincadeira pincel e tinta.

Material, pincel e tinta.

Comece forrando uma mesa com jornal, pegue um prato descartável e coloque um pouco de tinta amarela, vermelha e azul. Coloque um avental ou uma camiseta velha na criança para que ela possa se sujar de a criança um pincel grosso comum e estimule a criança a começar a pintar misturando as cores, vale pintar com as mãos também, a criança vai se divertir muito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (51.2 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com