TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brincadeiras

Por:   •  23/5/2015  •  Resenha  •  2.275 Palavras (10 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE CAMILO CASTELO BRANCO

Curso de Ciências Biológicas

Campus São Paulo

SIMONE FERNADES VICENTE DE NORANHA

O Despertar do ensino das Ciências Biológicas na Educação Básica:

Um novo jeito de se ensinar

                                   

São Paulo

 2015


SIMONE FERNADES VICENTE DE NORONHA

O Despertar do ensino das Ciências Biológicas na Educação Básica:

Um novo jeito de se ensinar

São Paulo

 2015

                                                 RESUMO

        

NORANHA, S.F.V. O Despertar do ensino das Ciências Biológicas na Educação Básica: Um novo jeito de se ensinar. Projeto de pesquisa do Curso de Ciências Biológicas Universidade Camilo Castelo Branco. São Paulo. 13 p. 2015.

A valorização do potencial humano no meio da educação Básica é uma das mais assertivas medidas para alicerçar a perpetuação e o futuro da Humanidade. O intuito primordial desse trabalho será relatar que o ser humano não é possível viver sem as Ciências Biológicas, que um sujeito bem constituído, provavelmente poderá estabelecer uma coesão em relação ao seu papel social e a ligação direta com o meio ambiente. A  Ciências Biológicas é uma ferramenta necessária para a humanidade. Este estudo terá o objetivo de relatar a importância de conscientizar e despertar o interesse de conhecer as Ciências Biológicas na Educação Básica, de modo que os alunos possam mergulhar nesse universo encantador da Biosfera. Este trabalho será realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica ou revisão.

Palavras– chave: Ensino, Professor, Papel social, Meio Ambiente e Biologia.


AGRADECIMENTOS[pic 1]

Agradeço a todos aqueles que me incentivaram e me ajudaram na realização desta pesquisa. A todos os amigos que acompanharam junto comigo, de uma forma ou de outra, a ansiedade da realização deste trabalho. Obrigada pelo carinho e pelos incentivos nesta caminhada. Agradeço à minha mãe e ao meu pai pelo carinho incondicional e por me apoiarem na realização de um sonho.

Às minhas filhas, Bruna e Gabriela, que tantas vezes compartilharam o computador para que esse trabalho fosse concluído. Obrigada pela compreensão e pelo carinho! As discussões foram muito valiosas, tanto na efetivação deste trabalho quanto no meu amadurecimento como pessoa.

                                           

                                             

                                            ABSTRAT

NORONHA, S.F.V. The Awakening of the teaching of Biological Sciences in Basic Education: A new way of teaching. Research project Course of Biological Sciences University Camilo Castelo Branco. Sao Paulo. 13 p. 2015.



The enhancement of human potential in the middle of Basic Education is one of the most assertive measures to underpin the perpetuation and the future of humanity. The primary purpose of this work is to report that the human being can not live without the Life Sciences, a guy well built, can probably establish a cohesion in relation to its social role and the direct link with the environment. The Biological Sciences is a necessary tool for humanity. This study will aim to report the importance of awareness and attract the interest of knowing the Biological Sciences in Basic Education, so that students can immerse yourself in this enchanting world of Biosphere. This work will be carried out through a literature search or review.

                                              SUMÁRIO

 

                                              INTRODUÇÃO

Cada vez mais segundo as pesquisas 1  é possível  ver avanços  nas ciências com estudos que beneficiam o ser humano. Há todo momento uma nova tecnologia favorece o Ser humano seja na saúde ou educação.  O corpo humano  possui uma infinidade de assuntos  que permitirá  sempre renovar  os conhecimentos já adquiridos ou novas descobertas. Para isso, Cesar e Sezar (1994) aponta a Ciências Biológicas como uma ferramenta necessária para a humanidade, nela podem encontrar diversas disciplinas como: Zoologia, Geologia, Citologia, Histologia, Evolução, Genética, entre tantas outras, todas voltada para esse mundo vasto do conhecer, e ainda  para a grande máquina do Universo,  o Ser Humano.

Um conceito muito importa na evolução do homem foi à descoberta da célula, conforme relatam os autores, o Ser humano desde esse momento, passou e continua sofrendo transformações.  A partir da descoberta desse grande acontecimento abriu uma margem para querer descobrir ou desvendar mistérios que anteriormente era desconhecido para a sociedade.

Cesar e Sezar (1994) informam que desde pequenos as crianças já possuem essa vontade de querer observar o mundo, e são capazes de diferenciar e reconhecer os seres vivos, pois sem perceberem acabam adentrando diretamente no campo das Ciências Biológicas. É na identificação da borboleta, formiga, sapos viajam na Zoologia, quando olham atentamente para as características das plantas estão na Botânica, ou ainda às rochas pequenas e coloridas que chama a atenção dos pequeninos estão na Geologia.  Assim a Biologia está presente na vida do Ser Humano.

 As crianças desde pequenas passeiam por processos importantes na constituição do sujeito.  Berger e Berger (2004) diz que essa característica está fundamentada na socialização: ‘’ A socialização é um processo por meio do qual o indivíduo aprende a ser um membro da sociedade’’(2004, p.204) . Para os autores a criança se desenvolve e ingressa no mundo que está ao seu alcance. È um processo de humanização integral, de uma possível realização da potencializarão de um indivíduo. Nesse sentido, uma maior ênfase na socialização primária, sendo a fase da infância e adolescência caracterizada pelo processo por meio do qual a criança se transforma num membro participante da sociedade, desempenhando papel chave na formação da personalidade, das características e dos motivos que orientarão seu comportamento social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (200.6 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com