TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brincadeiras

Por:   •  25/10/2015  •  Resenha  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório palestra Priscili Silva Moura

A arte tem sido tradicionalmente, parte importante nos programas da chamada primeira infância. No nosso país, temos a real convicção que a educação infantil necessita de mais profissionais que entendam a arte em suas diversas modalidades e variações como o inicio da escolarização da criança de maneira lúdica, criativa e envolvente, mas sobre tudo, intencional.

Quando trabalhada e estimulada as crianças são capazes de na vida adulta torna-se portadoras dos verdadeiros valores essenciais a vida. Assim a arte tem a graça de possibilitar o desenvolvimento de atitudes como o senso crítico,  a sensibilidade a criatividade, e proporcionar uma leitura de mundo.

A artes estão presentes sempre na vida dos pequenos como por exemplo, nas cores e figuras de uma parede, em um quadro, nas ruas, em casa, nos brinquedos e etc. As artes tem o poder de conduzir a criança a conhecerem suas limitações, dificuldades e possibilidades de desenvolver explorar e confiar no seu potencial.

Professores da educação infantil, devem sempre utilizar muito a linguagens da arte do cotidiano da sala de aula e produzir trabalhos ultilizando o desenho, a pintura, a modelagem, a colagem, a construção, entre outras, e desenvolver o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.

O desenvolvimento artístico de uma criança jamais pode ser comparado com o de outra, cada uma tem seu tempo, e não cabe a nós professoras, interferir nessa particular evolução. Em função da criança ser constantemente movida por meio de estímulos temos que oferecer ferramentas.

Finalizando, o objetivo da arte na educação não é de modo algum a formação de futuros artistas, mas sim o enriquecimento da criança e seu nível cultural que a levará a um desenvolvimento  no seu todo humano, temos em nossa mente que a ausência de uma educação com horizonte artísticas deixa de lado o que proporciona prazer e alegria, as crianças ajudam a construir o conhecimento e o saber deste individuo em permanente crescimento.

Observação: Adorei a palestra com a professora Priscili Silva Moura, uma excelente professora e muito grandioso ter passado as próprias experiências em salas e de seu cotidiano para nos alunos, foi maravilhoso.

NÃO SE ALFABETIZA FAZENDO APENAS JUNTAREM A LETRA . HÁ UAM ALFABETIZAÇÃO CULTURAL SIM A QUAL A LETRA POUCO SIGNIFICA...

Ana Mãe Barbosa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (31.9 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com