TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brinquedoteca: a importância do Cantinho Lúdico

Pesquisas Acadêmicas: Brinquedoteca: a importância do Cantinho Lúdico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.877 Palavras (12 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 12

Brinquedoteca: a importância do Cantinho Lúdico

Por: ANA MARIA DE PAULA E SILVA

RESUMO

Este artigo vem mostrar a importância de se criar cantinhos na educação infantil e nos anos iniciais, pois a sala deve ter um ambiente prazeroso para desenvolver todas as habilidades. A finalidade também é de mostra como foi a semana de recreação realizada com as crianças entre quatro e doze anos de idade das turmas do Pré III, e 1º, 2º, 3º, 4º e 5º anos. Com brincadeiras tradicionais, modernas, brinquedos pedagógicos, filmes, leituras, informática e oficinas. Brincar e interagir com as crianças são experiências agradáveis e incomparáveis com qualquer outro tipo de atividade já realizada durante o curso de Pedagogia. Lúdico deve ser uma ferramenta de auxilio ao professor no processo ensino-aprendizagem e não pensar que irá atrapalhar na questão do uso das brincadeiras, buscar o laboratório de informática da escola para o processo ensino-aprendizagem também é valido, na socialização e trabalhar a pesquisa coletiva de algum tema escolhido pelo professor, à inclusão digital dos alunos nos dias atuais é interessante.

Palavras-chave: Lúdico; Aprendizagem; informática; Atividades; Oficinas.

INTRODUÇÃO

A brincadeira é uma atividade voluntária e consciente, é uma forma de atividade social infantil onde a característica é a imaginação os e diversos significados da vida, favorece uma ocasião educativa única para a criança. Sendo assim, é através da brincadeira que a criança representa o discurso externo e o interioriza construindo o seu próprio pensamento, desenvolvendo assim suas potencialidades.

Neste sentido a brinquedoteca assume uma grande responsabilidade, pois é um espaço onde a criança passa a vivenciar situações do seu cotidiano e a criar e desenvolver sua própria personalidade, valores, ética e atitudes diante outras criança.

O espaço utilizado foi uma sala de aula ampla e arejada onde decoramos e dividiu-se em dois ambientes um com painel recheado de personagens infantis e conhecido por eles onde brincava, jogava e desenhava. Outro o cinema com carpete, almofadas e televisão com DVD para assistir filme e ouvir historinha contada pelas acadêmicas.

Agendou-se o dia para usar o computador para os alunos do 5º ano com jogos educativos que também e uma forma de interagir escola, alunos em atividades educativas e inteligentes. Foram trabalhadas as brincadeiras que desenvolvem a noção de espaço, lateralidade e a coordenação motora e ainda a interação com o grupo e tantas outras habilidades.

1 A NECESSIDADE DE BRINCAR

Enganam-se pessoas que acham que brincar está relacionado só no pré-escolar, ela deve se estender e perpetuar no ensino fundamental com brincadeiras adequada a faixa etária de idade.

O lúdico deve ser visto como algo favorável e imprescindível à necessidade do ser humano e facilita muito o professor conhecer, observar, saber suas potencialidades, limitações e desenvolverá seu senso critico, terá atitude de pesquisador sobre os seus alunos.

Verificou se que os professores não se utiliza e nem trabalha com o lúdico por falta de base teórica sobre o assunto e ficam inseguros em colocá-los em pratica, apesar de ter vários exemplos comprovados e reconhecidos o valor das atividades lúdicas.

Os cantinhos são interessantes, muito simples de se criar e principalmente enriquecedor para estímulos e descobertas. Sala bem decorada e com cantinho preparado pra elas mostra o quanto eles são importante e a preocupação do bem estar, alem de ser bonito e aconchegante.

Cunha (2001, p. 15 e 16) afirma que,

[...] a brinquedoteca é um espaço criado para favorecer a brincadeira, [...] aonde a criança (e os adultos) vão para brincar livremente, com todo o estímulo à manifestação de potencialidades e necessidades lúdicas”. E ainda, “muitos brinquedos, jogos variados e diversos materiais que permitem expressão da criatividade”. Desta forma, a autora disserta que a brinquedoteca propicia a construção do saber, sendo uma “deliciosa aventura, na qual a busca pelo saber é espontânea e prazerosa.

Se a criança também aprende brincando então é um fundamental que todas as crianças, possam ter oportunidades educativas voltadas para satisfazer suas necessidades básicas de aprendizagem na construção do conhecimento e interação com os outros.

Ainda segundo Carvalho:

Proponho que a sala de leitura seja um local de consulta, de estudo e de entretenimento para a comunidade escolar; seja dirigida por uma professora especializada, em tempo integral, cujo trabalho possa ser articulado com as atividades de sala de aulas; deve estar localizada em um espaço próprio, amplo, atraente e agradável, que ofereça condições satisfatórias para guardar do acervo e de conforto para os eleitores. Essas transformações dependeriam de recursos financeiros? Sim, mas não se pode oferecer educação de qualidade a preço vil. (2008, p.83).

Infelizmente todo o projeto requer dinheiro no caixa para colocar em prática ou de parceiros que acredita na proposta de inovação e ousada, diante de tantas cobranças na saúde, educação, moradia e ajustes nos salários dos profissionais da educação. Muitos olham como um capricho e não uma necessidade e a importância de se criar uma sala específica para leitura e brinquedoteca.

Segundo Maluf;

As crianças têm um interesse natural em descobrir as coisas Curiosas, são capazes de passar um bom tempo observando tudo e vivem fazendo perguntas sobre o que percebem e vivenciam, Na Educação Infantil, a criança não deve somente absorver conteúdo, mas desenvolver habilidades, atitudes, formas de expressão e de relacionamento. Ela deve ser estimulada não só observar, mas também a agir sobre o meio em que vive, investigando, experimentando, refletindo, redescobrindo e desenvolvendo a capacidade de pensar, comparar e concluir. (2009, s/n.).

O educador muitas vezes se preocupa como planejar, organizar e executar as atividades proposta. Esquecendo de observar se o tempo esta de acordo com cada atividade e sua avaliação, porque o que importa de fato é o aprendizado dessas crianças e ensinar a gostar do lúdico em grupo.

Atividades realizadas durante a semana de recreação:

• Segunda-feira trabalhamos com o Pré III e 1º ano no período matutino as seguintes atividade: Brinquedos pedagógicos, brincadeiras com bola, cartolina com os pés sujo de tintas, Historinhas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com