TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CAMINHOS DA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

Por:   •  4/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 2
  1. CAMINHOS DA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

A seguir traremos um relato das intervenções realizadas com três (3) crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para realizarmos o estudo foram feitas entrevistas com as mães das crianças com o objetivo de adquirir conhecimento sobre as dificuldades de aprendizagem dos alunos.

  1. Aluno A

No momento oportuno conversamos com os pais da aluna “A” e perguntamos se eles haviam percebido alguma dificuldade da criança na escola, a mãe da aluna relatou que na reunião de pais a professora sempre elogiou sua filha e que nunca havia reparado se sua filha teria alguma dificuldade de aprendizagem. Diante a situação pedimos autorização para aplicarmos algumas atividades no intuito de verificar se a aluna apresentava alguma dificuldade e também em nos ajudar com uma pesquisa da faculdade.

 Com a autorização positiva dos pais da aluna, marcamos o primeiro encontro em sua casa. No primeiro encontro, olhamos o caderno da aluna e observamos os conteúdos trabalhados pela professora, percebemos muitos erros ortográficos em sua escrita.

Na aplicação da primeira atividade, notamos que a aluna “A” permaneceu atenta e visivelmente ativa, demonstrando domínio e criatividade ao produzir o texto. No término da avaliação diagnóstica, observamos alguns erros ortográficos e percebemos que a aluna escreve foneticamente, mas precisa aprender as normas estabelecidas na ortografia.

 Nos encontros 2 e 3 como já havíamos constatado a dificuldade de aprendizagem da aluna preparamos atividades interativas de produção de texto e utilizamos o dicionário para ela descobrir a forma correta da escrita e o significado de algumas palavras empregadas no texto. Notamos que a aluna não faz uso do dicionário em seu dia a dia, pois ela apresentou muita dificuldade em manusear o material.

Nos encontros 4, 5 e 6 aprimoramos a escrita da aluna com jogos interativos, fixando o conhecimento sobre as palavras para que através da ludicidade a aluna consiga desenvolver as normas ortográficas das palavras.

Segundo Bruner (1978, p.45) a criança aprende ao solucionar problemas e o brincar contribui para esse processo.

Com as intervenções conseguimos proporcionar para a aluna um aprendizado envolvendo reflexão, pensamento lógico, linguagem oral e escrita de maneira prazerosa e lúdica. A cada atividade executada, a cada resposta correta, a cada demonstração de aprendizagem percebemos que tudo isso foi conquistado, procuramos fazer um planejamento bem elaborado nos encontros, utilizando atividades envolventes e diversificadas, evitando a rotina do dia a dia. E por fim finalizamos os encontros de intervenção com a certeza que os objetivos foram alcançados. 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (67.3 Kb)   docx (172.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com