TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO DE EDUCAÇÃO, FILOSOFIA E TEOLOGIA

Por:   •  4/1/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.999 Palavras (8 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

CENTRO DE EDUCAÇÃO, FILOSOFIA E TEOLOGIA.

CURSO DE PEDAGOGIA - 3ª Etapa ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Disciplinas: Fundamentos e Metodologia de Educação Infantil II (40h)

Teorias clássicas e contemporâneas sobre Brinquedo, Jogo e Brincadeira (20h)

Conteúdos e Metodologia do Ensino de Artes I (20h)

Carga horária total: 80 horas

Modalidade: Observação e Participação

Professoras responsáveis: Célia Regina Batista Serrão

Marcos Rizolli

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

INTRODUÇÃO

O estagio foi realizado no Colégio Presbiteriano Mackenzie, reconhecido pela qualidade de ensino e educação, têm suas raízes fincadas na antiga Escola Americana, fundada em 1870 por George e Mary Chamberlain, são 140 anos de história. O colégio está localizado na Rua Itambé, 135 Higienópolis-SP Tel. 2114-8355. Foi realizado o estagio com carga horária de 80hs, divididas em 6hs diárias compostas por participação e observação, tendo como inicio o dia 23/09 e término em 17/10/2013. As disciplinas CONTEU/METOD ENSINO DE ARTES e TEO/CLAS CONT BRINQ/JOGO/BRINC e Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil II, foram matérias que serviram de base para analisar as cenas do brincar e das artes, dando suporte para identificar com um olhar mais criterioso novas experiências, com base no estudo das artes e possível entender a criatividade e percepção do universo infantil e através das brincadeiras entender o universo lúdico, mas repleto de aprendizagem das crianças.

A INSTITUIÇÃO / ESPAÇO FÍSICO.

Localizada na zona central da cidade de São Paulo, a instituição fica próximo aos bairros da Consolação e Higienópolis, uma região considerada de alto poder aquisitivo, o bairro tem no seu em torno, acesso a lojas, supermercados, padarias, shopping, academias, além de lanchonetes, restaurantes. A instituição possui alunos em sua grande maioria de classe media alta, mas também há filhos de funcionários e bolsistas, pois a instituição tem um trabalho de filantropia realizado para alunos de baixa renda.O colégio é muito amplo, possui Ateliê de Artes, auditórios, biblioteca, brinquedoteca, cozinha experimental, espaço para praticas esportivas, laboratório de informática, pátios, cobertos, playgrounds, salas onde são ministradas aulas de música e religião, sala de apoio educacional, com dependências feitas sobre medida para atender as necessidades das crianças ex: bebedouros baixos, mesas e cadeiras de acordo com a idade e altura das crianças.

O parque é amplo e coberto com piso emborrachado para dar mais seguranças e evitar quedas e escorregões, o acesso e feito através de rampa com corrimão, o que facilita o acesso dos pequenos ao local, possui tanque de areia com brinquedos como, barco pirata em tamanho grande para os meninos e casa de princesa para as meninas, Rosangela há aqui uma questão complexa sobre gênero, brincadeira e proposta educativa além de escorregador, a quadra possui grades de proteção nas paredes para evitar acidentes e ainda possui um vaporizador de ar, pensando na qualidade do ar para os pequenos. Nos banheiros, possui pia e torneiras compatíveis com tamanho e altura das crianças e em suas dependências há sempre uma auxiliar “higienista” é isso mesmo? para acompanhar e para cuidar da higiene dos alunos, ou seja, assegurar que lavem a mãos, o rosto após as atividades físicas, e cuidar também da higiene do espaço.

Os corredores são decorados com desenhos feitos pelos alunos, as salas de aula é equipada com muitos materiais possui bancada para organizarem os estojos agendas e lancheiras, as mochilas ficam em fileira encostadas próximo as janelas onde todas os dias ao chegarem eles retiram o material que ira usar, e logo depois estacionam as mochilas, até o termino da aula, possui armários com material pedagógico como livros, massinha, canetinhas, tesouras etc. As salas são decoradas com alfabeto fonético, trabalhos das crianças e fotos, no quadro fica montado a rotina diária dos alunos há ambém um radio microsystem para ouvirem músicas com temas educacionais e lúdicos, alem de bastante cd para escolherem.

A escola oferece Ed. Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio, A Educação Infantil, onde foi feito o estágio, está disponível em dois períodos: manhã: 7h30 às 12h00 e tarde: 13h00 às 17h30. Possui em torno de 142 alunos, sendo 76 no período da manhã e 66 à tarde, não oferece atendimento em período integral para nenhuma faixa etária. A Equipe técnica (direção e coordenação) e composta por 4 pessoas, são 23 Professores no Ensino Fundamental e 13 na Educação Infantil e 10 específicos, 9 Auxiliares educacionais no Ensino Fundamental; 8 na Educação Infantil, 2 Secretaria, 2 Auxiliar de serviços gerais, a instituição exige graduação em pedagogia para os professores.

Rosangela, volte ao roteiro e veja que mtos itens não foram contemplados no seu relatório . há tb a análise teórica da organização da instuição e do espaço físico que vc não realizou.

3) TURMA OBSERVADA

Perfil da Turma

O estagio foi realizado com a turma jardim II 5 E, com o grupo de crianças entre 6 e 7 anos, a classe é composta por um grupo de 19 alunos sendo 7 meninas e 12 meninos, acompanhados pela professora e uma auxiliar, em poucas conversas com a professora ela me disse ter 25 anos de profissão na educação infantil, formada em pedagogia e pós graduada em educação empreendedora na infância, não relatou o tempo que está na instituição.

Análise da organização do tempo

Rosangela, o que vc apresenta abaixo é um breve relato da rotina. Há necessidade de fazer a análise teórica. Fico no aguardo

A rotina e sempre organizada no inicio da aula, a cada meia hora e trocado a atividade das crianças, então e fixado um roteiro da rotina do dia no quadro, a professora inicia a rotina escrevendo no quadro, São Paulo, dia mês e ano, escolhe o ajudante do dia e o aluno escolhido vai contar quantas pessoas estão em sala estimula os alunos a contar, perguntando quanto somos? Quantas meninas? Quantos meninos? E o numero total? A partir deste momento, da inicio as atividades, o dia a dia e bem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (59.6 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com