TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Interação da teologia com a filosofia

Por:   •  23/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  846 Palavras (4 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 4

SEMINÁRIO DIOCESANO NOSSA SENHORA DAS DORES

INSTITUTO FILOSÓFICO SÃO JOSÉ

DISCIPLINA: SEMINÁRIO FIDES ET RATIO

HERNANE JUNIOR SILVA LOPES

RESUMO

        JOÃO PAULO II, Papa. Interação da teologia com a filosofia. In: ______. Carta encíclica fides et ratio. 13. ed. São Paulo: Paulinas, 1998. Pp 87 - 106.

  • O Papa pretende indicar algumas funções próprias da teologia onde se exige um recurso ao pensamento filosófico.
  • O homem é filosofo por natureza (fé e razão provém de Deus) e a Palavra de Deus destina-se a este, por isso a teologia não pode desprezar a filosofia.
  • Teologia: elaboração reflexiva e científica à luz da fé. (cf. JOÃO PAULO II, 1998, P 87)
  • Divisão da TEOLOGIA (enquanto ciência da Fé)
  1. Auditus fidei: 1ª apreensão dos conteúdos da fé (Sagrada Escritura, Sagrada Tradição e Magistério), e colocamos – nos diante dessa apreensão com a postura de obediência, acolhendo a partir de elementos anteriores que trazemos.
  2. Intellectus fidei: articulação dos dados da fé com a razão (crer para entender). Com a fé inteligível, podemos pregar o diálogo com as realidades do mundo.[pic 1]
  • Três espécies de TEOLOGIA e relação com a FILOSOFIA
  1. Dogmática: tendo a adesão da fé para compreender os dogmas, e desenvolver um discurso filosófico (universal conhecido) para explicar os dogmas. Fazem parte deste ramo as disciplinas que transmite a verdade da fé, pois todo dogma baseia-se em conceitos oriundos da filosofia.
  2. Fundamental: trata-se das indagações sobre o homem e a sua realidade, estabelecendo relação necessária entre fé e filosofia. A teologia responde as questões fundamentais do homem que brota da atividade crítica. Fazem parte desse ramo os métodos da teologia, antropologia teológica entre outros. É a interação entre teologia e filosofia; campo teológico que traz a filosofia.
  3. Moral: baseada no agir cristão; orientações com o contributo da filosofia para correta vivencia cristã. Conhecer as diversidades das culturas e sociedades. A teologia moral é a que mais se aproxima da filosofia, pois a ética é uma indagação da filosofia e precisa da teologia.

Moral: Liberdade ganha força na vida humana[pic 2][pic 3]

        Indica quais critérios para não se perder na liberdade

        Vem da ética[pic 4][pic 5]

           Princípios articulados                                          Conceito principal da filosofia

           com a revelação cristã                                                          

  • O teólogo deve respeitar valorizar outras formas do saber humano sem esquecer-se da reflexão filosófica.
  • Manifestação do caráter universal dos conteúdos da fé que não estejam presos nas opiniões, em uma teologia particularizada, evitando a transformação da teologia em mercado.
  •  Relação do Cristianismo com a queda de barreiras interculturais, promovendo a unidade do gênero humano em Cristo.
  • O evangelho não priva determinada cultura, mas oferece algo a mais, a Revelação é universal.
  • A relação entre Filosofia e teologia deve ser pautada de reciprocidade circular (ideia de movimento), completando o outro.  
  • A razão do crente exerce as suas capacidades de reflexão na busca da verdade, dentro dum movimento que, partindo da palavra de Deus, procura alcançar uma melhor compreensão da mesma. (JOÃO PAULO II, 1998, P. 98)
  • Estádios da Filosofia.
  1. Filosofia totalmente independente da revelação evangélica: a filosofia antes da revelação, ou seja, antes do nascimento do Cristo, deve ser valorizada enquanto se abre a questão do transcendente e a verdade, assim completada ao longo do tempo pela Revelação.
  2. Filosofia cristã: não se deve aludir uma filosofia a Igreja, mas indicar o modo cristão de filosofar. Contem dois aspectos: 1º Subjetivo: purificação da razão por parte da fé; indagações a partir do ser não seriam respondidas sem os dados da Revelação. 2ª Objetivo: diz respeito aos conteúdos. A Revelação propõe verdades que possivelmente não seriam descobertas sem a filosofia.
  3. A própria teologia que chama em causa a filosofia: A teologia serve-se da filosofia, a filosofia serve-se da teologia, sem uma sobrepor-se a outra. A filosofia e a teologia devem respeitar os métodos de cada uma.
  • Precioso dado de Santo Tomás de Aquino: filosofia e teologia andam junto para descobrir mais, sem cair em extremismos de ambas.[pic 6]
  • Revelação Divina: ponto de enlace e confronto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (160.1 Kb)   docx (43.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com