TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO ECUMENICO DE ESTUDOS RELIGIOSOS SUPERIORES DO MARANHÃO - CEERSEMA CURSO DE PEDAGOGIA

Por:   •  9/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  928 Palavras (4 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO ECUMENICO DE ESTUDOS RELIGIOSOS SUPERIORES DO MARANHÃO - CEERSEMA

CURSO DE PEDAGOGIA

JÉSSICA ALVES DE MACEDO

BIOÉTICA

São Luís - MA

2018

JÉSSICA ALVES DE MACEDO

BIOÉTICA

Síntese entregue a disciplina de Bioetica do curso de pedagogia da CEESERMA – MA, do polo de São Luís, turma B2 para obtenção da 3° nota.

Professor: Jasper Ataide

São Luís - MA

2018

SUMÁRIO

1 Introdução ................................................................................................................ 3

2 Conceituando Depressão......................................................................................... 4

3 Causas .................................................................................................................... 5

4 Diferença entre Tristeza e Depressão...................................................................... 6

5 Consequências ........................................................................................................ 7

6 Tratamento............................................................................................................... 8

7 Conclusão ................................................................................................................ 9

Referencias............................................................................................................... 10

INTRODUÇÃO

A depressão é frequentemente associada aos sentimentos negativos, tendo por caracterização o desinteresse pela vida, provocando no paciente a consciência de incapacidade de cumprir um ideal, proporcionando assim mudança de humor.

Os sintomas da doença são vários, sendo eles físicos, mentais e sociais. O tratamento pode ser com medicamentos ou com terapias dependendo da seriedade.

A importância deste estudo é passar para as demais pessoas a gravidade que apresenta essa doença e a necessidade que ela tem que ser tratada e não ser ignorada como doença. Mostrar que ela pode atingir qualquer faixa etária, e ressaltar que existem também estratégias para evitá-las.

1 BIOETICA: SUA RELEVANCIA E SEUS VICIOS

O ser humano com o avanço da ciência, programa cada vez mais sua vida, sua sociedade, com o intuito de sofrer cada vez menos com o acaso e com as intemperes da natureza. No entanto quando se olha a humanidade com um todo, sofrimento desnecessários continuam a fazer parte do dia a dia da maioria das pessoas, e muitas espécies de seres vivos continuam sendo levadas à extinção. Por isso é preciso continuar defendendo que não basta apenas programar, é necessário incluir todos no planejamento, não basta ter poder para intervir a natureza, é necessário ter direção segura. Se isto é verdade para as ciências como um todo, torna-se ainda mais premente em algumas áreas especificas.

Entre as áreas em que a intervenção tem de ser segura e a programação não pode ser excludente, encontra-se  a da biotecnociência, por uma razão muito simples: com ela o ser humano manipula a própria matéria da vida, seu tecidos, seus órgãos, suas moléculas.

A preocupação com a ética em relação aos avanços científicos e médicos faz-se sentir de maneira crescente na comunidade cientifica, no período após a Segunda Guerra Mundial. Desse modo        , a bioética surge, já na década de 1979, principalmente nos Estados Unidos, e logo em seguida vai se institucionalizando progressivamente nos países da Europa e em países de outros continentes.

1.1 Relevância da Bioética  

3 CAUSAS

A depressão tem diversas causas e não são limitadas, podendo afetar pessoas de várias idades. Porem as principais causas desse problema são:

  • Ansiedade;
  • Alto nível de estresse;
  • Dificuldade de relacionamento;
  • Perda de emprego;
  • Frustração;
  • Decepção e dificuldades;
  • Perda de entes queridos;
  • Situações traumáticas;
  • Insegurança
  • Pessimismo
  • Insônia
  • Angústia
  • Solidão

Assim, segundo Dalgalarrondo, 200, p. 190)

A depressão pode ser causada por uma combinação de fatores tais como: desequilíbrio químico no cérebro, herança genética, características psicológicas e situações emocionais estressantes.

4 DIFERENÇA ENTRE DEPRESSÃO E TRISTEZA

Depressão é um distúrbio emocional que atinge muitas pessoas, principalmente quando estão tristes e muitos confundem depressão com tristeza. Porem há muita diferença entre ambas, pois, depressão é algo profundo onde as pessoas sentem que não há mais necessidade de viver e tristeza é um sentimento momentâneo e passageiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (104.8 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com