TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO FAZER CITAÇÕES E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Por:   •  14/12/2015  •  Bibliografia  •  2.225 Palavras (9 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 9

COMO FAZER CITAÇÕES E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  • ABNT  Associação Brasileira de Normas Técnicas é um Fórum Nacional de Normalização que especifica os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos visando sua aplicação aos trabalhos intra e extraclasse da graduação (ABNT, 2002, p.1)
  • Notas de referência: Notas que indicam fontes consultadas ou remetem a outras partes da obra onde o assunto foi abordado
  • Notas de rodapé: Indicações, observações ou aditamentos ao texto feito pelo/a autor/a, tradutor/a ou editor/a. [1]

A numeração das notas de referência é feita por algarismos arábicos, devendo ter numeração única e consecutiva para cada capítulo ou parte. Não se inicia a numeração a cada página. [2]

CITAÇÕES

O que é uma citação?

Citação: Menção de uma informação extraída de outra fonte.

As duas principais formas de citação (NBR 10520) são a direta e a indireta e o sistema de chamada é autor/data.

  • Citação Direta (literal)  cópia fiel do texto. Quando apresentar até 03 linhas colocar entre aspas no corpo do texto.

a) de um só autor:

Exemplos:

Nesse sentido, Imbernón (1994, p. 22) propõe “um novo conceito de profissão e função docente que iguala a todos os que se dedicam à tarefa educativa”

OU

Dessa forma, propõem-se “um novo conceito de profissão e função docente que iguala a todos os que se dedicam à tarefa educativa” (IMBERNÓN, 1994, p.22).

b) de 2 ou 3 autores:

Exemplo:

Coll e Gillièron (1987) comentam que os estádios de desenvolvimento não são cortes arbitrários que se produzem no processo evolutivo, mas traduzem várias formas de organização mental, diferentes estruturas cognitivas.

        OU

        Os estádios de desenvolvimento não são cortes arbitrários que se produzem no processo         evolutivo, mas traduzem várias formas de organização mental, diferentes estruturas         cognitivas (COLL e GILLIÈRON, 1987)

c) mais de 3 autores:

Para Chakur et al (1998), nos termos empregados por Piaget, a dificuldade em aceitar o problema é uma maneira de o sujeito resistir em perceber o conflito forçando a harmonia da situação ao que lhe é familiar, normal ou natural.

OU

Nos termos empregados por Piaget, a dificuldade em aceitar o problema é uma maneira de o sujeito resistir em perceber o conflito forçando a harmonia da situação ao que lhe é familiar, normal ou natural (CHAKUR et al, 1998)

- As citações diretas, no texto com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a utilizada no texto utilizado e sem as aspas.

Exemplos:

Tal dispositivo viabiliza-se por meio das ‘regras’ constitutivas do jogo institucional em questão; estas regras que abarcam tanto os fundamentos da ação (o que fazer?) quanto às pautas de convívio entre os pares (como fazer?). Sem fidelidade a elas, não há jogo, nem jogadores. (COOPER, 1993, p. 181).

                OU

                Segundo Cooper (1993,p.181)

Tal dispositivo viabiliza-se por meio das ‘regras’ constitutivas do jogo institucional em questão; estas regras que abarcam tanto os fundamentos da ação (o que fazer?) quanto às pautas de convívio entre os pares (como fazer?). Sem fidelidade a elas, não há jogo, nem jogadores.

  • Citação Indireta  Texto baseado na obra de um autor/a consultado com uma redação própria. Ex.

Na Escola Ativa, os mestres eram chamados a realizar experimentações pedagógicas e, segundo Fabre (1975), essa atitude respalda-se nos conhecimentos da natureza e do desenvolvimento da criança, os quais pareciam, à época, suficientes para melhorar a qualidade de ensino, e que, hoje se sabe, foram insuficientes para resolver os complexos problemas educacionais:

 Merrian e Caffarella (1991) observam que a localização de recursos tem um papel crucial no processo de aprendizagem autodirigida.

  • Quando houver coincidência de sobrenomes de autores, acrescentam-se as iniciais de seus prenomes; se mesmo assim existir coincidência, colocam-se prenomes por extenso.  

Exemplos: (BARBOSA, C., 1959)        

                  (BARBOSA, C., 1965)        

                 

                  (BARBOSA, Cássio, 1959)

                  (BARBOSA, Celso, 1965)

Outra forma de Citação é a:

  • Citação de citação: Citação direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao original.  Usa-se a  expressão apud – que significa citado por, conforme, segundo.

Exemplo: No texto:

                As consequências do ato de “jogar lixo no chão” são imediatas, não há noção de interação e os elementos e aspectos do ambiente são tratados isoladamente como aponta Gómez Granell (1988 apud YUS RAMOS, 1989)

        Obs: Gómez Granell é citado por Yus Ramos na obra dele. Yus Ramos (1989) é o autor do documento que você está lendo e precisa colocá-lo nas referências.

“[...] o texto de Karl Marx aborda a questão das classes sociais.” (VIANNA, 1986, p. 172 apud SEGATTO, 1995, p. 214-215).  

COMO FAZER A REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

  • Monografia no todo: Inclui livro e/ou folheto (manual, guia, catálogo, enciclopédia, dicionário, entre outros) e trabalhos acadêmicos (teses, dissertações, entre outros).

Os elementos essenciais são: autor (es), título, edição, local editora e data da publicação.

Exemplo:

GOMES, L. F. Novela e sociedade no Brasil. 2. ed. Niterói: Companhia das Letras, 1998.  

GOMES, Laís. Ferreira. Novela e sociedade no Brasil. 2. ed. Niterói: Companhia das Letras, 1998.  

- Sobrenome do/ autor em letra maiúscula. Os prenomes podem ser abreviados (exemplo 1) ou escritos por inteiro (exemplo 2). Vocês devem optar por um ou outro e seguir a linha na lista de referências do texto, trabalho, entre outros.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (207.5 Kb)   docx (25.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com