TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA – LIBRAS E BRAILLE - NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR

Por:   •  21/5/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.509 Palavras (7 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Ananda Cristina da Silva Leal

Cristina Feliciano da Silva Leal

COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA – LIBRAS E BRAILLE -
NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR

São Paulo

2017

Ananda Cristina da Silva Leal[pic 2]

Cristina Feliciano da Silva L

COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA – LIBRAS E BRAILLE –
NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR

Projeto de Pesquisa apresentado à Universidade Nove de Julho, sob orientação da(o) Professor(a) Ronaldo Lasakoswitsck                                                   como requisito parcial para obtenção de nota da AV1.

São Paulo
2017

SUMÁRIO

[pic 3]

1

APRESENTAÇÃO         

04

2

JUSTIFICATIVA        

05

3

PROBLEMATIZAÇÃO        

06

4

OBJETIVOS        

07

5

HIPÓTESE         

08

6

METODOLOGIA        

09

7

REFERENCIAL TEÓRICO        

10

8

REFERÊNCIAS        

12


1         APRESENTAÇÃO

O presente projeto de pesquisa, que tem como tema: “A Comunicação Alternativa como método de inclusão na educação”, pretende verificar a presença desse método no conteúdo curricular da Universidade Nove de Julho, campus Vila Prudente, para o corpo discente do curso de Licenciatura em pedagogia.

A Comunicação Alternativa compreende formas como: o uso de linguagens de sinais, o Sistema Braille, expressões faciais e corporais, o uso de pranchas de alfabeto e/ou símbolos pictográficos, até o uso de sistemas mais sofisticados, como softwares para computadores com voz sintetizada para a leitura da tela, que destina-se a pessoas sem, ou com dificuldades de fala, escrita funcional, cegueira entre outras deficiências.

Neste projeto, daremos destaque á LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e ao Sistema Braille, por serem os métodos mais comumente abordados no que se refere a inclusão na educação.


  1. JUSTIFICATIVA

Tendo em vista a evidente necessidade da inclusão de alunos com deficiência no ensino regular, surgiu a questão que impulsionou o presente trabalho: Os futuros professores, em seu processo de formação, estão sendo devidamente capacitados para desenvolver e orientar a aplicação dos recursos de Comunicação Alternativa como método de inclusão na educação?

Pretende-se com o mesmo, analisar se a Universidade Nove de Julho oferece conteúdo curricular que venha capacitar eficazmente os futuros professores para uma prática efetiva da Comunicação Alternativa na inclusão de seus alunos.


3         PROBLEMATIZAÇÃO

Para a problematização deste projeto de pesquisa, foram levantados e elaborados questionamentos como:

  • O currículo do curso superior de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Nove de Julho, oferece aos universitários um conteúdo teórico de relevância no que se refere a Comunicação Alternativa?
  • A universidade indica e/ou oferece leituras e atividades complementares referentes a inclusão, para que os universitários aprofundem e aprimorem seus conhecimentos teóricos e práticos, além do apresentado em aula?

O projeto apresenta como problematização principal, o seguinte questionamento:

O corpo discente do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Nove de Julho, se formarão devidamente capacitados para desenvolver e orientar a aplicação dos recursos de Comunicação Alternativa como método de inclusão na educação?


4         OBJETIVOS

O referido projeto de pesquisa, tem quatro objetivos, divididos em duas categorias. Sendo:

OBJETIVO GERAL

Avaliar através da matriz curricular, a capacitação dos futuros profissionais da educação, formados pela Universidade Nove de Julho quanto ao desenvolvimento, orientação e aplicação dos recursos de Comunicação Alternativa como método de inclusão na educação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Verificar o conteúdo oferecido pela Universidade Nove de Julho relacionado à Comunicação Alternativa para a inclusão de pessoas com deficiências.
  • Analisar a viabilidade do acesso ás informações e recursos de Comunicação Alternativa por parte dos universitários durante o processo de formação.
  • Entender como é feita pelo corpo docente da referida universidade, a orientação para a aplicação dos recursos de Comunicação Alternativa.


5         HIPÓTESE

Na tentativa de responder à(s) problematização(ões) deste projeto de pesquisa, foram levantadas as seguintes hipóteses:

  • Os professores não estão sendo devidamente capacitados para desenvolver, orientar e aplicar os recursos de Comunicação Alternativa, porque não existem cursos de capacitação específica para preparar esses profissionais da educação.
  • A universidade não está oferecendo em sua matriz curricular, uma capacitação mais específica para tal atuação.
  • Durante o processo de formação, os futuros profissionais da educação, pode não estar absorvendo e aprofundando devidamente o conhecimento recebidos no que se se refere aos recursos de Comunicação Alternativa para assim, buscar novas maneiras de aplicá-los e atender melhor as necessidades de seus alunos.

6        METODOLOGIA

Para a realização do presente projeto de pesquisa, será feita uma pesquisa de natureza qualitativa, por buscar observar a qualidade do conteúdo abordado e oferecido pela Universidade Nove de Julho em sua matriz curricular, na disciplina de Educação Inclusiva, mais especificamente na Comunicação Alternativa para pessoas com dificuldade de oralização, surdas ou cegas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (139 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com