TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecendo o espaço escolar e o seu papel para a formação de cidadãos

Por:   •  10/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.312 Palavras (18 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

SUMARIO

INTRODUÇÃO............................................................................................... 04

IDENTIFICAÇÃO........................................................................................... 05

A INSTITUIÇÂO..............................................................................................08

PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO.............................................................

A PRÁTICA NO AMBIENTE ESCOLAR

CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................13

ANEXOS

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................................14

Introdução

Com o foco voltado para formação do individuo enquanto pedagogo torna-se necessário buscar conhecer este universo de forma mais abrangente, de modo que permita-se conhecer o espaço escolar em sua essência.

Deste modo desenvolvemos uma pesquisa de campo na Escola Municipal Professora Silvete Santos Pereira, situada à Rua Miguel Fonseca, Planalto I, Medeiros Neto- BA.

Importante ressaltarmos que a direção e demais funcionários da escola não se opuseram a prestar quaisquer informações sobre sua estrutura ou conduta pedagógica, propiciando liberdade para que as observações fossem realizadas e ainda contando com a ajuda de funcionários. Deste modo a analise do espaço escolar foi bastante produtivo, onde todos puderam socializar suas ideias e expectativas dentro da área de formação.

O espaço escolar é o segundo lar dos educandos, que passam a frequentar a escola por orientações da família, a fim de aprimorar os seus conhecimentos prévios que os acompanham, estes trazem um vasto conhecimento que atuam como auxiliares para o desenvolvimento e a concretização do aprendizado de cada criança.

Esse espaço deve se apresentar de modo acolhedor, para que assim a criança possa adaptar-se a este novo universo, as escolas precisam estar bem preparadas, para auxiliar no desenvolvimento e no aprendizado de cada criança de modo flexível para atender as necessidades especificas do seu alunado. Diante destas questões torna-se necessário que o pedagogo em formação mergulhe neste universo a fim de aprimorar seus conhecimentos para que os possam por em pratica, conhecendo o funcionamento do espaço escolar e os desafios que diariamente são lançados aos profissionais da educação.

 

 IDENTIFICAÇÃO

Unidade escolar: Escola Municipal Professora Silvete Santos Pereira

Endereço: Rua Miguel Fonseca, s/n – Planalto I

Telefone: (73) 3296-2860

 Equipe dirigente:

Diretor (a): Rosa Maria Pereira da Costa

Assistente(s): Coordenadora Pedagógica: Bruna de Souza Silva

Secretárias/os:

Maria José Carvalho

David Santana

Claudeni Lacerda

Modalidades: Fundamental I 1º ano ao 5ºano

Nº de salas de aulas: 06

Nº de turmas: 12

A Instituição

Esta Unidade Escolar teve como modelo planta de uma escola da cidade Satélite, chamada Gama, no Distrito Federal (Brasília). Foi construída em 180 dias, no governo do prefeito Adelgundes Serapião de Souza. A inauguração aconteceu no final do mês de abril no ano de 1985, com matricula inicial de quatrocentos e vinte alunos (420), estando na direção a professora Maria do Rosário Santos Botelho junto com as professoras, Iranilza S. Caldeira, Geruza Maria de França Pais, Dalva Duarte Monteiro, Maria da Gloria Barbosa, Ailda Ferreira Miranda, Zilda Pereira Araújo, Nadia de Souza Moreira, Sonia da Silva Pereira, Alzirinha Costa Silva, Neide Dias de Sena, Eliad Oliveira Brito ,Rosana Oliveira Bomjardim, Leda Santos de Amorim, como primeira servente dona Orezina (Nenzinha) e dona Zenaide. A Unidade Escolar recebeu o nome de Escola Estadual Adelgundes Serapião de Souza.

A diretora Maria do Rosário exerceu o cargo durante treze anos sendo, que, neste ínterim por questões políticas foi demitida, assumindo o cargo a professora Edivanda Pereira da Silva (Manzinha), que direcionou por pouco tempo voltando à diretora anterior.

Concluindo o mandato da professora Maria do Rosário, a escola passou por um período de dois anos sem diretora, no comando da coordenadora estadual que era governada pelas professoras Marlene Neves, Maria Pereira (Mariô) e Eliane Serra.

No governo do Doutor Antônio Imbassahy, no ano de 1994 esta escola passou por uma reforma sendo totalmente recuperada em homenagem póstuma a professora Silvete Santos Pereira (Sissi), professora com serviço prestado nesta comunidade e que faleceu repentinamente, sendo assim ficou denominada Escola Estadual Professora Silvete Santos Pereira. Em vinte e quatro de abril de 2003, foi municipalizada ficando sob responsabilidade da Prefeitura Municipal desta cidade.

No ano de 1998, assumiu a Direção a professora Rosa Maria Pereira da Costa que direcionou durante cinco anos.

Com a vigoração da lei de municipalização da gestão do prefeito José Lopes Pereira (Deca Lopes) assume o cargo a professora Neuma Silva Amarante, que governou por um ano. No ano de 2005 a convite da prefeita Marinalva Lucas Paranhos, assume a professora Nadir Pereira Araújo Lima. No ano de 2009 a convite do prefeito Adalberto Alves Pinto, assume a professora Rosa Maria Pereira da Costa, que continuidade a sua gestão no ano de 2013 também a convite do então prefeito Nilson Vilas Boas Costa, com a portaria nº- CME 018/2013/port.054/2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.9 Kb)   pdf (195.1 Kb)   docx (34.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com