TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSCIENTIZAÇÃO NAS SERIES INICIAIS, ESPERANÇA NA FORMAÇÃO DE UM FUTURO MELHOR

Por:   •  10/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  285 Palavras (2 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 2

Conscientização nas series iniciais, esperança na formação de um futuro melhor.

A sobrevivência dos seres humanos na terra depende de ações urgentes e concretas em favor da preservação e da recuperação ambiental. No entanto, para promover ações que propiciem um resultado mais efetivo para o planeta e para a sociedade são necessários planejamentos sistematizados e parcerias na constante reflexão sobre o papel da educação como meio transformador do individuo no meio em que vive.

O principal ganho no desenvolvimento das práticas de educação ambiental nas series iniciais, é a mudança de atitude em cadeia. Os filhos levam para casa as boas práticas aprendidas na escola.

Essas mudanças podem ser constatadas em aspectos práticos do cotidiano escolar como salas mais limpas, uso consciente das descargas, conservação da área verde da escola, como também em casa, na consciência do reaproveitamento do lixo, etc.

Portanto, podemos dizer que a aprendizagem no campo ambiental nas series iniciais acontece na construção da responsabilidade social e política de cada futuro cidadão.

A melhor maneira de passar esse conhecimento e através a pratica e da ludicidade. Hortas e passeios monitorados são um ótimo “pontapé”, para iniciar o plano de intervenção, investigação e problematizarão na educação ambiental. Trazer por vezes problemas como da poluição do Rio Doce, para dentro da sala de aula, trabalhando o conceito de uso sustentável da água e preservação da fauna e flora existente é um exemplo de práxis.

Fazer essa problematizarão e instigar o pensamento critico, e função primordial da escola, trazer a esse pequeno cidadão a visão básica, e ao mesmo tempo global, democrática e politizada, dos direitos e deveres de todo individuo. Desempenhar seu papel de homem-politico, de ser atuante, na sociedade. Aprender a procurar, sempre, seu direito de viver bem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (47.3 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com