TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTE COMO FOI SUA FORMAÇÃO DOCENTE

Por:   •  3/5/2015  •  Artigo  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 3

CONTE COMO FOI SUA FORMAÇÃO DOCENTE.

Formada em História/geografia posso afirmar que minha formação iniciou cedo, meu pai historiador/autodidata nascido em 1912 tinha muito conhecimento histórico e gostava de relatar fatos como o fim da escravidão, Era Vargas, guerras e revoluções então cresci debatendo estes temas com ele.

Na faculdade (Vale Paraibana de Ensino atual UNIVAP) encontrei professores atualizados e engajados politicamente, de diferentes correntes metodológicas e históricas, mas penso hoje que foi uma sorte ter sido obrigada a viver em dúvida.

Outro fato marcante foi o estudo das disciplinas complementares como filosofia, estudar Michel Foucault, Mikhail Bakhtin e entender a força do discurso e do poder contribuiu muito para elucidar o discurso do meu pai e dos diferentes atores sociais e me preparar para a profissão que estava escolhendo – Professora. Às disciplinas de didática e psicologia foram indispensáveis na decisão de seguir a pedagogia de Paulo Freire e o construtivismo. E por fim o não menos importante foi o estágio, oportunidade única de pôr em pratica o que aprendi na faculdade. Depois de 20 anos na escola sinto que minha formação foi insuficiente hoje tenho que correr atrás do prejuízo.

Que critérios você utiliza na montagem de seu plano e aula?

A partir da sondagem inicial (trabalho com ensino médio). No Estado de são Paulo, trabalhamos com níveis de Proficiência que vai de 125 a 400 cobrado na avaliação externa e avaliação de processo, por este motivo procuro preparar o plano observando nível da escola e da turma levando em consideração a maioria; trabalho com competências e habilidades.

Como você lida com as diferenças no ritmo de aprendizagem na sala de aula?

Procuro adaptar atividade (e muito difícil no ensino médio, o aluno não gosta de demonstrar que não sabe e no EM tem alunos com nível de 5º ano) ex. se estou trabalhando Revolução Francesa utilizando o livro com a maioria e para ele levo um texto mais “simples” do mesmo tema.

Conte como foi sua formação docente?

Me formei na faculdade e fiz concursos para ingressar na carreira de professor. Enquanto não me chamavam, participava de trabalhos voluntários em escolas públicas com jovens do ensino médio. Também tinha algum conhecimento adquirido nos estágios que realizei, mas minha formação se deu (e continua acontecendo) a partir do momento que me chamaram para lecionar para o ensino fundamental. Com toda minha coragem e nenhuma experiência aceitei e aprendo a cada dia, colhendo dados com minhas colegas de profissão, conversando com a minha coordenadora e lendo e estudando muito! Aproveito todas as oportunidades de formação que a empresa onde trabalho me oferece, mas acredito que a formação é constante, sempre aprendemos coisas novas.

Que critérios você utiliza na sua montagem na sua sala de aula?

 Para a construção do mapa da sala (onde as crianças irão sentar), considero as dificuldades de aprendizagem diagnosticadas dando preferência às primeiras carteiras e à fileira do meio para estas crianças, o nível de aprendizagem dos alunos (zona de desenvolvimento proximal), pois gosto de trabalhar com duplas e as características de cada um, já que quando há problemas de relacionamento não é possível manter a dupla.

Como você lida com as diferenças no ritmo de aprendizagem na sala de aula?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (93.2 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com