TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONVERSAS COM QUEM GOSTA DE ENSINAR

Por:   •  8/9/2016  •  Resenha  •  795 Palavras (4 Páginas)  •  936 Visualizações

Página 1 de 4

ALVES, Rubens. Conversas com quem gosta de ensinar. Cortez Editora, Autores Associados, São Paulo, 1980.

CONVERSAS COM QUEM GOSTA DE ENSINAR.

         Neste livro o escritor Alves traz uma referência ao ser professor como profissão e o ser educador como vocação. Sua visão é de que ser educador vai além de ser professor e passar conhecimento de determinada disciplina, o professor educador ultrapassa os limites de sala de aula, ele acredita em seu aluno e contribui para sua formação pessoal e profissional.

        Rubens Alves nasceu em Boa Esperança, Mina Geral, foi pedagogo, poeta e filósofo, Estudou Teologia no Seminário Presbiteriano do Sul um dos mais famosos seminários da América latina, Psicanalista, autor de vários livros para crianças e na Área da Educação.

        Alguns títulos de livros infantis escritos por Rubens Alves são; A menina, a gaiola e a bicicleta, Editora Cia das Letrinhas (SP); A boneca de pano, Edições Loyola (SP); A loja de brinquedos, Edições Loyola (SP); A menina e a pantera negra, Edições Loyola (SP).

Rubens Alves ainda escreveu outros títulos como crônicas, livros na  área da filosofia, teologia. E na área da educação como; A alegria de ensinar, Editora Ars Poética (SP); Estória de quem gosta de ensinar, Editora Ars Poética (SP); Filosofia da Ciência, Editora Ars Poética (SP); Entre a ciência e a sapiência, Edições Loyola (SP), área da educação, entre outros, ainda gravou vários vídeos.  

         O autor relata no livro em forma de comparativos de como o educador pode se transformar frente aos problemas relacionados ao sistema educacional. Pautando-se na importância do profissional descobrir sua verdadeira vocação.

        Expões profissões que foram importantes e que hoje em dia estão esquecidas, fazendo um comparativo do que pode vir a acontecer com os educadores, que são confundidos com professores.

        Para ele o educador e o professor são seres diferentes, no qual o professor é o profissional formado, subordinado ao sistema educacional, no qual sua única preocupação é repassar o conhecimento da matéria lecionada, com materiais disponibilizados e fielmente seguidos.

        Por sua vez o educador independente das dificuldades encontradas pelo sistema, está sempre pronto a ensinar e buscar novos conhecimentos, propiciando aos seus alunos novas visões de mundo e autonomia para formar sua própria opinião. Segundo o autor o Educador é o mal profissional, pois não segue as regras, e sim vai além delas.

        Rubens Alves relaciona as arvores Jequitibá e eucaliptos na qual a diferença entre elas é o mistério e o a organização de um mundo moderno. Que o educador – jequitibá propicia sempre uma estória de troca de experiências com os alunos. E os professores- eucaliptos se apresentam paralisados e organizados conforme delimitam as instituições que atuam.

        Então o desafio na formação de novos educadores se baseia em acordar o amor e a paixão que existe dentro de cada professor para a criação de um novo trabalho educacional. Afirma que não há uma formula de preparar um educador, pois esse está adormecido dentro do professor, desestimulado pelo sistema de ensino, então é preciso fazê-lo ver com outros olhos o ensinar, e de forma diferenciada a cada aluno. E a partir do momento em que o educador compreender a importância e o valor real do seu trabalho, seu poder de transformação social e cultural o seu compromisso ira se intensificar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (115.6 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com