TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE EXTENSÃO PROEX SALAS TEMÁTICAS

Por:   •  24/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.269 Palavras (6 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO REGIONAL

CURSO DE EXTENSÃO PROEX

ELSON PEREIRA

Salas Temáticas

Taquaritinga do Norte- PE

2015

[pic 3]

ELSON PEREIRA

Salas Temáticas

Trabalho apresentado à disciplina diretrizes do curso de Pedagogia da Faculdade de Desenvolvimento Regional.

Professora: Ana

Taquaritinga do Norte – PE

2015

Os espaços escolares tem uma grande importância na construção histórica de grandes aprendizagens. Assim, estar na escola é encontrar-se inserido em um ambiente, o qual se torna nosso espaço, nossas recordações, nossas experiências e aprendizagens. É nesse espaço que poderemos construir diferentes aprendizagens e essas nos emancipam enquanto sujeitos, podemos desta forma nos questionar como a forma de organização de uma sala ou espaço escolar interfere na aprendizagem dos alunos. As salas temáticas é uma forma de organização que permite aos alunos mudarem de sala, sendo que estes passam a ter uma maior movimentação no espaço escolar, aumentando assim as responsabilidades e compromissos, pois é o aluno quem tem que ir para a sala e não o professor. Estas salas deve possuir uma estrutura com materiais diversificados correspondentes a cada disciplina escolar. Os diferentes materiais encontrados nessas salas poderão servi de subsídios para que a aprendizagem aconteça de forma significativa, cabendo ao professor a mediação dos conhecimentos. É necessário que as escolas observem os seus espaços escolares, refletindo sobre o contexto em que está inserida, oferecendo aos alunos não só um ambiente convidativo, mas também um espaço dinamizador que favoreça as interações entre todos os envolvidos no processo de escolarização, além de promover o crescimento social assim como educacional. Quando pensamos em uma escola com salas temáticas percebemos que esses espaços proporcionam aos alunos momentos de muita interação, favorecendo as relações interpessoais, desenvolvendo um maior contato com a efetiva aprendizagem, levando os alunos a participarem ativamente do processo de ensino, tomando como seu, o papel que antes era realizado pelos professores durante a troca de salas, construindo desta forma um perfil de cidadão participativo e consciente de suas responsabilidades.

Nas disciplinas de História, geografia, artes não pode ser diferente, para as aulas se tornarem um ambiente significativo para o processo de ensino-aprendizagem, é indispensável utilizar recursos tecnológicos, suprindo assim a necessidade de proporcionar aulas mais atraentes para os alunos através da utilização de recursos tecnológicos enquanto um meio de incentivar a curiosidade e interatividade com novas fontes de conhecimento. Fazendo com que os alunos estejam hábeis a acompanhar o desenvolvimento da sociedade que atualmente demonstra uma necessidade de interação e atualização quanto ao uso desses recursos tecnológicos.

Para compor estas salas temáticas, é necessário, antes de tudo, do espaço físico, isto é, uma sala somente para cada disciplina. Um ambiente pedagógico que disponha de materiais e recursos e que possa contemplar os diferentes segmentos sociais e étnicos: (homens, mulheres, negros, índios, idosos, migrantes, imigrantes, homossexuais, entre outros), tinta guache, pintura a dedo, anilina dissolvida no álcool, massa de modelar, revistas para recorte, tesouras, cola, folhas brancas para desenho, lápis de cor, giz de cera, hidrocor. Esses materiais  podendo assim auxiliar na concepção do ensino que entende as disciplinas como um processo.

Nestas salas temáticas é imprescindível a presença e a utilização didático-pedagógica de imagens (fotografias, gravuras, reproduções de obras de arte, xilogravuras, charges), quebra-cabeças do mapa do município onde os alunos residem e outro do Brasil, uma maquete dos Planetas da Galáxia, incluindo o Planeta em que vivemos A Terra, utilizando bolas de isopor de tamanhos diversos para representarem os planetas. Esses materiais possibilitarão que o professor demonstre para os alunos a identificação de aspectos que caracterizam épocas, locais, povos, fatos e acontecimentos. Com esses materiais, os alunos perceberão as mudanças, permanências, rupturas e semelhanças em diferentes épocas e espaços.  .

Os fantoches integram também a lista de materiais presentes nas salas temáticas. Eles permitem a representação de aspectos e situações que envolvem pessoas e grupos que formam a sociedade. Os professores também podem utilizar discos, fitas de vídeos, DVD, áudio e CD, pois as linguagens musical e cinematográfica proporcionam o contato dos alunos com outras manifestações culturais de diferentes tempos e espaços.

Nas salas temáticas de podemos utilizar o gravador de voz, que permite o registro de depoimentos de pessoas ou dos próprios alunos. Os professores pode iniciar em sala essa atividade com os alunos, simulando uma entrevista. Posteriormente, os alunos poderão entrevistar outras pessoas em seus trabalhos de pesquisa. A filmadora e a máquina fotográfica também podem contribuir bastante para a compreensão, pois esses materiais possibilitam o registro de locais, situações e atividades vividas pelos alunos de uma turma. A utilização da filmadora e da máquina favorecerá a discussão e a reflexão sobre a realidade observada, além de contribuir para documentar a história do grupo de alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (108.4 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com