TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Por:   •  17/10/2017  •  Seminário  •  3.015 Palavras (13 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 13

CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA NO ACRE

Anna Carla da Paz e Paes Montysuma[1]

Geisa Cristina Batista[2]

RESUMO

Este texto relata uma experiência formativa para a ação pedagógica de tutoria a distância. O curso foi oferecido como uma das ações das metas das políticas públicas previstas para o fortalecimento da equipe do Núcleo de Interiorização e Educação a Distância da Universidade Federal do Acre (UFAC), que estava pleiteando, junto aos órgãos financiadores, recursos financeiros para a oferta do primeiro curso de graduação, na modalidade a distância, que se iniciou no ano de dois mil e dezesseis, com a Licenciatura em Matemática, em quatro polos no Estado do Acre, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação. A base para sua execução foi alicerçada na Pedagogia Histórico-Crítica. Os resultados demonstraram que, a considerar pelo número de inscritos no processo de seleção de cursistas, que ultrapassou mais de mil candidatos, é possível afirmar que a Educação a Distância vem, cada vez mais, consolidando-se como um modelo de educação que democratiza e facilita o acesso à escolarização, sendo uma importante ferramenta de qualificação em cursos de formação continuada a distância, ofertados aos mais diversos segmentos da sociedade, e, principalmente na geografia do Estado do Acre.

Palavras-chave: Educação a Distância. Formação de Tutores. Acre

ABSTRACT

his text reports a formative experience for the pedagogical action of distance learning. The course was offered as one of the actions of the goals of the public policies envisaged for the strengthening of the team of the Nucleus of Interiorization and Distance Education of the Federal University of Acre (UFAC), which was pleading, together with the funding agencies, financial resources for the offer of the first undergraduate course, in the distance modality, which began in the year two thousand and sixteen, with a Degree in Mathematics, in four poles in the State of Acre, in partnership with the State Secretariat of Education. The basis for its execution was based on Historical-Critical Pedagogy. The results showed that, considering the number of enrolled in the process of selection of students, which has surpassed more than one thousand candidates, it is possible to affirm that Distance Education is increasingly consolidating itself as a model of education that democratizes and facilitates the access to schooling, being an important qualification tool in distance education courses offered to the most diverse segments of society, and especially in the geography of the State of Acre.

Keywords: Distance Education. Training of tutors. Acre

INTRODUÇÃO

O presente trabalho aborda uma experiência formativa para tutores a distância que consistiu em ofertar qualificação a membros da comunidade interna e externa da Universidade Federal do Acre (UFAC), tendo em vista a necessidade de acompanhamento e efetivação dos cursos a distância ofertados pelas instituições de Educação Superior (IES).  O curso foi pensado pela equipe pedagógica do Núcleo de Interiorização e Educação a Distância (NIEAD) da Universidade Federal do Acre (UFAC).  O período de execução foi de 29 de abril a 4 de junho de 2017.

As instituições envolvidas foram: Universidade Federal do Acre – UFAC e Secretaria de Estado de Educação e Esporte – SEE.

 Compreendendo a necessidade de ampliar o acesso à Educação Superior, as Universidades passaram a adotar uma nova modalidade de ensino EAD. Modalidade esta que democratiza e facilita o acesso à escolarização, sendo uma importante ferramenta de qualificação em cursos de formação continuada a distância ofertados nas mais diversas áreas do conhecimento. Tal demanda justificada por atender às exigências do mercado e da sociedade, coloca para as Universidades outra tarefa, qual seja: promover a reflexão contínua sobre sua atual realidade e seus possíveis rumos. (LACKS, 2006; MARTINS, 1991; RISTOFF & SEVEGNANI, 2006).

Para o desenvolvimento deste curso, que contou com uma carga horária de 60 (sessenta) horas, foi utilizada a metodologia de encontros presenciais e o uso do ambiente virtual de aprendizagem, por meio da plataforma Moodle, gerenciada pelo Núcleo de Interiorização e Educação a Distância – NIEAD, hospedada no site da UFAC.

METODOLOGIA UTILIZADA

O curso de Formação em Tutoria em EAD foi ofertado sob a modalidade semipresencial e teve como a metodologia de desenvolvimento a realização de dois encontros presenciais, um no início e outro ao final do curso, e estudos on line, com uso da Internet. Com uma carga-horária total de 60 horas, 30 delas ocorreram nos encontros presenciais (15 horas cada um, aos sábados e domingos) e 30 horas a distância, com o uso da plataforma Moodle, em inglês, Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) (disponível no endereço http://niead.ufac.br/Moodle/), para o compartilhamento de materiais e informações, realização de atividades, interações e acompanhamento do curso.

O curso contou com dois encontros presenciais. O primeiro encontro aconteceu no início do curso, onde os cursistas tiveram o primeiro contato com a plataforma Moodle, aspectos do curso e conteúdos de Educação a Distância.

Este primeiro encontro presencial foi organizado da seguinte forma:

1º dia:

Temas

Objetivos

Abertura da capacitação e boas vindas

Vídeo Portas que se abrem...

Dar boas vindas aos participantes,

  • Apresentação da agenda de formação.
  • O Formação pela Escola no contexto do Plano de Desenvolvimento da Educação /Plano de Metas Compromisso de Todos pela Educação.
  • Histórico, objetivos e perspectivas do FNDE/SEED em relação ao FormAção (Vídeo Institucional) FNDE

Analise situacional do Programa no Estado

Contextualizar o Programa Formação pela Escola para os novos tutores.

Historia da EaD e perspectivas para o mundo e Brasil no século XXI.

Discutir e aprimorar o conhecimento dos tutores sobre a trajetória da educação a distancia no Brasil e no mundo.

Sensibilização para a importância do tutor na mediação do conhecimento

Sensibilizar os tutores para a importância de seu papel como mediador das aprendizagens

O papel do Tutor on-line

Compreender o papel do tutor no contexto da Educação a Distância.

Oficina 1 - Tutoria

Exercitar a função mediadora do tutor on-line.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (209.1 Kb)   docx (24.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com