TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DOS TUTORES NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Por:   •  27/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.042 Palavras (13 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES – UCAM

ANGÉLICA CANDIDA MARIANO ARAUJO GALDINO

A IMPORTÂNCIA DOS TUTORES NOS CURSOS DE

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Feira de Santana

2015

ANGÉLICA CANDIDA MARIANO ARAUJO GALDINO

A IMPORTÂNCIA DOS TUTORES NOS CURSOS DE

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

A IMPORTÂNCIA DOS TUTORES NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Angélica Cândida Mariano Araújo Galdino

RESUMO

Este artigo tem como objetivo analisar a importância e atuação dos tutores nos cursos de educação à distância como mediadores de conhecimento nos ambientes virtuais de aprendizagem. Quanto aos procedimentos metológicos dessa pesquisa refere-se ao trabalho bibliográfico em livros, artigos, textos e pesquisas científicas, fundamentadas em autores como: NISK NEDER (1999) GUTIERREZ (1994) , dentre outros . A escolha dessa temática justifica-se pela necessidade de se conhecer o papel do tutor na educação à distância, que sem dúvida, cada vez mais se faz presente na sociedade como uma modalidade de ensino promissora, devido as mudanças tecnológicas. Constatou-se que essa modalidade de ensino possibilitou o acesso de pessoas, anteriormente excluídas do processo educacional, os alunos desenvolvem habilidades para serem capazes de construir seus próprios conhecimentos, numa troca de saberes interativo, criado novas formas de ensino-aprendizagem. Nesse processo o tutor tem o papel de conduzir as atividades de ensino-aprendizagem. As tecnologias de informações diminuem a distância geográfica existente entre as instituições de ensino e os estudantes, os aproximam através de inúmeras ferramentas didáticas e tecnológicas, das quais tem destaque a Internet.

PALAVRAS-CHAVE: Educação à distância. Tutoria. Tutor

1. Introdução

A Educação a Distância encontra-se cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros quando o assunto é a educação em nosso país. Esta modalidade surge no Brasil no início do século XX devido ao processo de industrialização aparecendo uma grande necessidade de políticas educacionais para formação de mão de obra qualificada para atuar na indústria. Nessa perspectiva, surge a Educação a Distância com cursos profissionalizantes através de correspondências como uma alternativa para atender a formação dos trabalhadores rurais sem precisarem transferir para os centros urbanos.

O avanço tecnológico proporcionou um crescimento surpreendente nessa modalidade educacional, se no início as pessoas iam aos correios, hoje tem a opção de sair ou não de casa recorrendo assim aos moderníssimos ambientes virtuais de aprendizagem. A educação no Brasil neste último século sofreu transformação auxiliada pela tecnologia, possibilitando inclusão de novas metodologias para propagação do Ensino a Distância.

São inúmeros fatores que levam estudantes a optarem por esse modelo educacional, como por exemplo, autonomia no período de estudo, necessidade de atualização e capacitação exigida pelo mercado de trabalho ou por realização profissional, bem como, a comodidade de não necessitar deslocar de sua residência para outro ambiente.

Sendo assim, esse artigo destina-se a observar a história da evolução da Educação a Distância no Brasil, apontando as principais causas que a nortearam, reunindo embasamentos teóricos, aspectos legais e tecnológicos que possibilitaram o avanço através da internet que vem revolucionando o ensino e aprendizagem em todo globo terrestre, o estudante tem acesso ao ensino em tempo real superando distância, aproximando e interagindo educandos e educadores, utilizando para isso meios tecnológicos, como televisão, internet, videoconferência, telefone, e-mail, dentre outros.

Foi realizada nesse estudo uma revisão bibliográfica de autores da modalidade Educação a Distância, ressaltando a evolução no contexto educacional no Brasil.

Visando alcançar ao objetivo proposto, este artigo está estruturado em quatro tópicos, esta primeira introdutória. No tópico 2 serão apresentados elementos que demonstrem a trajetória de evolução e características da Educação a Distância no Brasil, na tópico 3 dar-se-á ênfase à discussão sobre o papel e importância do tutor, finalmente o tópico 4 são realizadas as considerações finais.

2. Evolução e características da educação à distância no Brasil

A história da educação a distância no Brasil se deu a partir do século XX, sempre esteve voltada para a formação profissional, capacitando pessoas para o exercício profissional. Em 1930 é instaurado o Ministério da Educação e Saúde com o escopo de elaborar um novo plano para a educação, que pudesse auxiliar o novo modelo econômico do país. Segundo Freitag (2005):

De um fator secundário no contexto do modelo agroexportador brasileiro, a educação foi sendo crescentemente valorizada, na medida em que se passava do modelo de substituição das importações ao modelo de internacionalização do mercado interno, que comporta o funcionamento de um núcleo econômico altamente produtivo, baseada no know how e na tecnologia das modernas sociedades capitalistas. (Freitag.2005, p. 212)

As políticas públicas passaram a ver a Educação como um meio para alcançar uma parcela significativa de pessoas analfabetas sem permitir que houvesse grandes reflexões sobre as expressões da questão social, a educação passou a ter o papel de “preparar” o trabalhador para atividades de modernização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (129.3 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com