TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Catálogo de jogos e brincadeiras

Por:   •  26/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.337 Palavras (18 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB

DEPARTAMENTO DE CIÊNCAS HUMANAS E TECNOLOGIAS/DCHT XXI

PEDAGOGIA

PROGRAMA PLATAFORMA FREIRE – UBATÃ

CATÁLOGO:

JOGOS E BRINCADEIRAS

 [pic 1]

[pic 2]

UBATÃ – BA

AGOSTO – 2012

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB

CAMPUS XXI – IPIAÚ / UBATÃ – PLATAFORMA FREIRE

CURSO: PEDAGOGIA / TURMA 2

DISCIPLINA: FUDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DOS JOGOS

DOCENTE: CLÁUDIA SILVA NUNES

DISCENTE: SINILDES COSTA FERNANDES

           

           

   

        CATÁLOGO:

JOGOS E BRINCADEIRAS

[pic 3]

UBATÃ – BA

      AGOSTO - 2012

INTRODUÇÃO

O presente catálogo foi desenvolvido pela professora-aluna do curso de pedagogia da Plataforma Freire de Ubatã tendo como orientadora a professora Claudia Nunes da disciplina Fundamentos Metodológicos do Jogo.

Neste catálogo serão apresentados jogos e brincadeiras para serem aplicados na educação infantil e ensino fundamental I. A escolha destas atividades lúdicas é decorrente da análise reflexiva sobre ludicidade na educação e sua contribuição na construção do conhecimento.

O catálogo também contém a origem, os objetivos, as regras e ilustrações de alguns jogos e brincadeiras. Serão aqui expostos os seguintes jogos: na categoria livre: a cantiga de roda, o bobinho, o coelhinho na toca, o bambolê e pular corda; na categoria jogos educativo: liso, amarelinha, boliche, dominó e algumas danças populares; e as seguintes brincadeiras: Pular elástico, vai e vem, gude, cabra cega, pião e morto-vivo.

Alguns teóricos afirmam que o jogo é um importante instrumento pedagógico que auxilia na construção do conhecimento humano, estimulando o desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo e social do ser.

Nessa perspectiva as atividades lúdicas citadas anteriormente devem ser trabalhadas como promotoras do desenvolvimento da inteligência, da socialização, da concentração, da atenção, da linguagem e da psicomotricidade. Dessa forma, as crianças construirão o conhecimento de maneira prazerosa e descontraída tendo o jogo e a brincadeira como base da aprendizagem.

CAPÍTULO I – Jogos Livres

Bobinho

[pic 4]

Objetivos: Deslocamentos rápidos; aproximação de companheiro; posicionar-se em linha de passe; prever situação futura; coberturas; manter posse de bola; passe preciso; resistência específica;experimentar algumas possibilidades de ação do seu corpo num tempo e num espaço delimitados; compreender e respeitar as regras e limites dos jogos; desenvolver a atenção e concentração.

Regras e desenvolvimento: Bobinho é um jogo com uma bola de futebol, onde os jogadores fazem um outro jogador, que tenta pegar a bola de bobo , então os jogadores que estão em volta do circulo, não deixam um que esta dentro do circulo pegar a bola, jogando um pro outro e o bobinho fica no meio tentando pegar a bola, e então, se o bobinho tomar a bola de um dos jogadores que estão em volta do circulo, aquele jogador que perdeu a bola vira o bobinho, tendo ele que pegar a bola novamente de seus amigos

Origem: Origem grega (Grécia).

Bambolê

[pic 5]

Origem: Pesquisadores acreditam que o brinquedo tenha sido criado há cerca de 3 mil anos no Egito. No início, era confeccionado com fios de parreira secos. No entanto, o Bambolê atual surgiu em 1958 nos Estados Unidos, criado pelos americanos Richard Knerr e Artur Melin, ambos sócios em uma fábrica de brinquedos. A idéia surgiu depois de uma viagem á Austrália, onde os dois viram crianças brincando com círculos feitos de bambu.

Objetivo:A criança deverá desenvolver ritmo, coordenação motora, equilíbrio, condicionamento físico.

Regras: O grupo deverá estar bem dividido pelo ambiente. (brincar com bambolê exige espaço.) a dica é começar pelos movimentos mais fáceis:

- Comece girando o bambolê em torno do braço.
- Gire em torno do pescoço.
- Gire em torno da perna esquerda e depois da perna direita.
- Agora, tente mantê-lo rodando em volta da cintura!
- Vamos ver quem consegue ficar mais tempo bamboleando?

Pula Corda

[pic 6]

Origem: O ato de pular corda é tão antigo que se torna praticamente impossível descobrir sua origem. Sabe-se apenas que é praticado em todos os cantos do mundo. E a brincadeira evoluiu tanto que existe até campeonato mundial de pular corda. Mas é claro que os concorrentes não são delicadas menininhas de 08 anos e muito menos musculosos boxeadores. São esbeltos profissionais que ganham a vida pulado corda.

Objetivos: Desenvolver na criança agilidade, condicionamento físico, cooperação, memória, seqüência, lateralidade e socialização.

Ao final da seqüência de atividades as crianças deverão ser capazes de:

  • Reconhecer a existência de elementos rítmicos e expressivos nas brincadeiras vivenciadas.
  • Reconhecer a possibilidade de variações e adaptações nas regras originais de uma brincadeira.
  • Realizar os movimentos básicos de saltar com um e dois pés. Agachar, girar e equilibrar-se e suas relações com o timo em que esses movimentos são executados.
  • Projetar e construir seqüências de movimentos levando em conta os seus limites corporais e dos colegas.

Regras: Com duas crianças batendo em cada ponta, as outras pulavam, acompanhando cantilenas e desafios como botar a mão no chão, girar ou entrar e sair da corda em movimento.

Possibilidade de sair briga: 10%, se o pulador fosse atrapalhado pelas velocidades exageradas de cantilenas como “salada, saladinha/bem temperadinha/com sol, pimenta, fogo, foguinho, fogão!”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.1 Kb)   pdf (559.6 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com