TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Causas do fracasso na alfabetização

Por:   •  16/5/2015  •  Dissertação  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 3

Causas do Fracasso na Alfabetização no Brasil.

Entre alguns fatores que podem contribuir para o fracasso na alfabetização, estão, o despreparo da escola para alfabetizar, a má formação dos professores, o governo e as precárias condições de vida das famílias dessas crianças. Entre esses fatores é interessante analisarmos, onde estaria a causa do fracasso desses alunos? A escola estaria falhando em seus métodos? Seria precária a formação do professor? A família e suas difíceis condições de vida poderiam ser responsabilizadas? Sem falar no governo, esse, seria o principal causador do fracasso na alfabetização?.

“O governo federal é quem mais arrecada recursos e quem menos contribui na área de educação”, disse Daniel Cara sobre os resultados do programa internacional de avaliação de estudantes. (Pisa) 2012. Se o governo investisse mais na educação como, fazer mais instituição de ensino publico, desse mais qualidade de ensino, com certeza teríamos profissionais mais qualificados.

Os professores por sua vez, podem até estar cientes do baixo nível do ensino no país, mas costumam atribuir o fracasso a fatores externos, como o fato do governo não lhes prover a formação necessária. Os professores alfabetizadores necessitam de formação especial, mas sólida e aprimorada, devido a importância do seu trabalho. Precisam de qualificação, tanto na área pedagógica quanto nos campos específicos do conhecimento, a formação inicial deve passar por reformulações profundas, afirma Maria José Feres, coordenadora do programa pro-jovem e ex-secretária do ensino infantil e fundamental do MEC. " A profissão docente é muito complexa e requer formação especifica e séria. A qualidade da educação esta intimamente ligada à qualidade do profissional da educação. Aquela visão de que basta boa vontade e gostar de crianças esta ultrapassada." afirma Pilar Lacerda ex-secretária de educação básica do ministério da educação e diretora da fundação SM.

A escola é responsável pelo fracasso de seu aluno a partir do momento que exige que todos, ao mesmo tempo, aprendam os mesmos conteúdos, sem levar em conta o ritmo e características de cada um, cada criança tem suas limitações e seu tempo de aprendizagem, cabe a escola realizar práticas pedagógicas que desenvolvam as estruturas cognitivas para a leitura e da escrita dessas crianças. “Quando a criança tem a possibilidade de participar ou mesmo observar situações em que a escrita e sua linguagem específica estão presentes, ela vive num ambiente alfabetizador. É preciso, no entanto, tomar cuidado com a expressão “ambiente alfabetizador”. Muita gente, com a melhor das intenções, confunde a ideia. Não basta encher a classe com coisas escritas nas paredes. É muito mais do que isso”. Telma Weisz (2000).

A família também tem sua parcela de culpa com relação ao fracasso na alfabetização, pois a família é um ambiente onde se encontra afeto carinho, ternura tudo que uma criança precisa para ir bem não só à escola mais em tudo o que implica sua vida, um ambiente familiar onde se tem o costume de fazer leituras, seja de revistas livros ou jornais, faz com que a criança se familiarize com a leitura e a escrita, o habito da leitura na família tem influência notável no desenvolvimento da criança. Mas infelizmente não é o que acontece, o que se ver sempre é o desprezo das famílias com relação à educação de seus filhos, principalmente nas classes menos favorecidas, onde as crianças tem que trabalhar para sustentar a família, e acabam não tendo tempo para os estudos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (41.9 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com