TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comentários LDB Interpretada diversos olhares se entrecruzam

Por:   •  6/9/2015  •  Resenha  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  1.962 Visualizações

Página 1 de 3

                                

                                                

Comentários: LDB Interpretada: diversos olhares se entrecruzam

Nova concepção de educação básica

Existe uma grande diferença do que está descrito em lei com a realidade da educação dos brasileiros, pois ainda estamos muito longe de alcançar um ensino de qualidade, a educação não é uma das prioridades políticas, ela é passada de uma forma fechada, um processo básico de integração à sociedade. Muitas vezes a criança não está adequada ao padrão escolar e por diversas vezes repete a mesma série ou passa para outra sem aprender. Não há possilibidade de ter um bom desenvolvimento intelectual, senso crítico e cognitivo nas escolas. A falta de interesse pela educação é evidente porque falta investimentos, falta subsídios para a educação e para o desenvolvimento da criança.

A educação deveria ser tratada com mais afinco, deixar de lado os padrões impostos, ser livre e não seguir um modelo que está ultrapassado em diversos países, ter mais dinamismo ao ensinar para que as crianças aprendam de verdade.

Educação infantil

A lei n° 9.394 mostra a importância da educação pré-escolar, mas ao mesmo tempo demonstra grande descaso; porque a educação da pré-escola não é um direito que seja efetivamente garantido à criança, pois não há assistência suficiente a classe pobre, existe a falta de verba para a educação e os subsídios que são destinados ao ensino do 1° grau é também usados em programas compensatórios do pré-escolar.

Ensino fundamental

O direito ao ensino fundamental é obrigatório, muito brasileiros que não tiveram acesso ao ensino básico em escolas, tem a possibilidade de ter acesso a está etapa de escolarização, assim compensando o que não foi aprendido.

Acredito que se a educação brasileira não fosse tão deficiente, não teríamos uma população de 20,7% de analfabetos, não teria crianças saindo das escolas sem aprender realmente.

Ensino médio

Etapa final da educação básica, acredito que sua função está em preparar o jovem para ingressar no mercado de trabalho, pois habilidades são adquiridas em cursos técnicos ou em ensino profissionalizantes, por mais que o jovem queira entra na universidade, às vezes falta oportunidades para entrar em universidades públicas e privadas.

Falta qualidade no ensino médio, pois muitos alunos se formam e não são competentes o suficiente, não estão desenvolvidos mentalmente para entra na sociedade e ser um cidadão.

Educação profissional

A formação de mão-de-obra, reproduz um certo dualismo na sociedade e entre as classes dominantes e a maioria da população, considerando o ensino básico e a educação superior como não relacionada a educação profissional.

A educação profissional é reservada às classes menos favorecidas estabelecendo uma diferença entre os que tem o ensino secundário, normal e superior e os que tem ensino profissionalizante que é destinado a trabalhos manuais. O trabalho sempre foi associado a esforços manuais e físicos. A educação geral para todos os trabalhadores; educação básica para os menos qualificados; qualificação profissional de técnicos; e educação continuada, para atualização, aperfeiçoamento, especialização e requalificação dos trabalhadores. As empresas passaram a exigir trabalhadores cada vez mais qualificados, à destreza manual se agregaram novas competências relacionadas com a inovação, a criatividade, o trabalho em equipe e a autonomia na tomada de decisões, mediadas por novas tecnologias da informação. Por essa razão jovens após terminarem o ensino médio em busca de uma colocação no mercado de trabalho procuram por ensinos profissionalizante  que é bem mais “prático” do que fazer um ensino superior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (68.5 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com