TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Detectar E Trabalhar Com Crianças Dislexas Em Sala De Aula.

Por:   •  1/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  4.098 Palavras (17 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

DILEXIA

Como detectar e trabalhar com crianças dislexas em sala de aula.

                     PALOMA ALEXANDRA PACHECO ADAMECZ

Jundiaí-SP

2021

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ

 

DISLEXIA

Como detectar e trabalhar com crianças dislexas em sala de aula.

Trabalho de Conclusão de Curso  apresentado ao Curso de Pedagogia/licenciatura em Pedagogia virtual da Universidade Estácio de Sá, sob a orientação da Profª Marta Teixeira do Amaral Montes .

Jundiaí-SP

2021

RESUMO

Este trabalho de cunho cientifica fará uma explanação sobre o seguinte tema: O trabalho do professor com  crianças diléxias em sala de aula ", considerado um distúrbio, também um levantamento de estudos sobre o problema . O objeto de esboço será o resultado de estudo de caso, realizada com uma criança com Deslexia e quais os resultados levantados durante a mesma.Também será mostrado  através do mesmo, as dificuldades que as crianças apresentam como:  correspondência de  uma dificuldade funcional de uma parte do cérebro que provoca dificuldades no processo que é a linguagem.Com dois tipos a saber: chamados disléxicos fonológicos, com problemas na área da fonologia e os outros disléxicos superficiais, com problemas na via léxica. Refutando também que há alunos com problemas nas duas vias. É, pois um problema de índole cognitiva, provocando danos a autoestima da criança e a  sua vida acadêmica.

Palavras chaves: dislexia, distúrbio, pesquisa e dificuldades.

“COMO DETECTAR E TRABALHAR COM CRIANÇAS DISLEXAS EM SALA DE AULA?”.

INTRODUÇÃO

       Essa pesquisa de cunho cientifico, abordará um tema muito importante para a educação:”  crianças dislexas em sala de aula”.Sendo um problema de  dificuldade duradoura da aprendizagem da leitura e aquisição do seu mecanismo, em crianças inteligentes, escolarizadas, sem quaisquer perturbações sensorial e psíquica já existente”

       Trata –se de uma pesquisa exploratória, pois o tema do assunto foi muito observado,   através de um levantamento bibliográfico.

       O problema a ser questionado será: “Como detectar e trabalhar com crianças dislexas em sala de aula?”.

        O estudo terá como objetivo geral realizar um processo de avaliação e intervenção psicopedagógica a um aluno do ensino fundamental com defasagem na aprendizagem da leitura e escrita.

         Como objetivos específicos, buscará  compreender de modo abrangente, as dificuldades e potencialidades do mesmo, em níveis pedagógico, cognitivo e afetivo; esquematizar e concretizar uma intervenção psicopedagógica utilizando jogos, tarefas educativas de caráter lúdico e atividades de conscientização fonológica; e analisar a eficácia das estratégias de intervenção psicopedagógica realizadas, em função dos resultados obtidos e dos possíveis fatores envolvidos na etiologia das dificuldades.

A Justificativa estará atrelada as várias pesquisas, para auxiliar o docente no seu  trabalho cotidiano em sala de aula.

          A metodologia utilizada será um estudo de caso, que possibilitará a compreensão aprofundada do seu objeto de estudo, no caso as dificuldades apresentadas pela aluna e a própria análise da intervenção psicopedagógica efetuada, bem como, será efetuada pesquisas bibliográficas como fundamentação teórica.

           Para Vítor Fonseca (1999 ), Esta não é consequência de uma deficiência ou atraso intelectual, mas entende-se que seja um transtorno específico na capacidade de aprendizagem da linguagem em crianças, que exatamente não têm qualquer deficiência ou atraso intelectual, que têm todas as condições, quer sociais, culturais e econômicas para a aprendizagem da linguagem e que, contudo revelam exatamente na área linguística dificuldades para a sua aquisição.

        Segundo a neurologia e seus pesquisadores e investigadores, nas suas mais diversas áreas, juntamente com todos os avanços tecnológicos, vê-se muitas descobertos vêm ganhando amplitude e profundidade, considerando quer os estudos neuropsicológicos, fonológicos, pedagógicos.

        Para Coll (2004) é muito difícil de saber qual a porcentagem de alunos que possuem dislexia, mas geralmente elas podem ser classificados em 3% e 5%, segundo ele é necessário descobrir além dos problemas o subtipos de problemas., uns são marcados pelas vias fonológicas e outras  pelo léxico.

        Enfim, um assunto a ser explorado e estudado, para o desempenho de uma criança  com dislexia, todas os profissionais devem estar engajados para realizar um trabalho promissor .  

  1. – Dislexia e seus aspectos

        O tema aqui escolhido é de grande relevância para a sociedade em geral, bem como para os profissionais da área da educação, pois sugere uma abordagem e explanação sobre ‘dislexia’, suas características e sintomas.

           A palavra “dislexia” foi o primeiro termo genérico utilizado para designar vários problemas de aprendizagem. Em seu devido tempo, com o intuito de descrever as diferentes formas de transtornos de aprendizagem, esses problemas foram subdivididos e classificados. Por esta razão, podemos chamar a dislexia de “a mãe dos transtornos de aprendizagem” (RONALD D. DAVIS, 2004).

Como se sabe a dislexia é uma dificuldade funcional de uma parte do cérebro que apresentada no processo que é a linguagem. Salientando-se que a mesma afeta também a área cognitiva.

            O sucesso dos estudos sobre a dislexia dá-se com o ajuda da neurologia e seus e os avanços tecnológicos, aonde muitas descobertas vêm obtendo muita  espaço e profundidade, com auxilio de várias profissionais tais como: estudos neuropsicológicos, fonológicos, pedagógicos.

         Segundo os trabalhos de Bruck (1990), ela conclui  em suas pesquisas importantes nesta areão seguinte :”  Em primeiro lugar, os universitários disléxicos leem e escrevem palavras to  com lentidão como os que os alunos de sexta série. Mas o interessante é quando os universitários lêem com mais palavras dentro do contexto, do que as palavras fora deles, já as sextas séries liam com mais rapidez nas duas condições”.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)   pdf (151 Kb)   docx (211.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com