TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competências, habilidades e atitudes para os docentes da educação de jovens e adultos.

Por:   •  6/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  551 Visualizações

Página 1 de 2

Competências, habilidades e atitudes para os docentes da educação de jovens e adultos.

A pratica educativa é um desafio constante para o educador, pois ele passa grande parte do seu tempo se questionado, buscando novas propostas, se empenhando para dar o melhor para seus educandos.

O professor que trabalha com educação de jovens e adultos não possui formação adequada para atuar com essa modalidade de ensino e não recebem a atenção necessária para que se possa obter essa formação por isso existem muitas dificuldades o que não contribui para que as competências que são necessárias para dar conta de seu trabalho sejam um diferencial na vida do aluno da EJA.

Mas quais são as competências necessárias para os professores que trabalham com turma de Educação de Jovens e adultos?

A formação de professores desenvolve um papel importante na estimulação desses alunos pois o professor deve se tornar capaz de dominar os saberes e confrontar as suas expectativas de acordo com o contexto escolar em que está inserido, esta formação deve ser entendida como um trabalho em sua  formação para que possamos considerar o profissional competente em sua capacidade de autodesenvolvimento em situações- problemas que requer decisões complexas.

Essa formação é necessária para que o educador possa aprender com os saberes da experiência. Precisamos compreender que para sustentar esse trabalho pedagógico é necessário contribuir referencias sobre as competências que são necessárias para ensinar, pesquisar por ideias que recomendam uma complexidade na profissão do docente, abordar essas competências que necessárias e essências para quem assume uma sala de aula, aprender a determinar os aspectos que envolvem seu cotidiano e seu fazer profissional como educador.

O professor deve valorizar suas próprias competências para solucionar com pertinência uma série de situações. Para desenvolver suas competências e habilidades é preciso de organização quanto as situações didáticas, elaborar atividades que fazem sentido para os alunos, envolvendo- os e ao mesmo tempo gerar aprendizagem fundamentais que possam ser usadas no cotidiano do aluno.

A postura é o principal recurso do professor, além da sua capacidade de observar, de inovar, de aprender com os alunos e compartilhar sua experiência de modo que se questione sobre sua própria atuação em sala de aula. 

Entende-se que a educação como um direito de todos, remete aos jovens e adultos como sujeitos sociais e de direitos, Sujeito esses que vivem em constante processos de exclusão social que lutam para conquistar aquilo que para eles são sonhos e que depositam toda confiança e expectativas na educação de jovens e adultos para que esses sonhos se tornem realidade, ou que proporcionem a proximidade dessa realização.

Referencias

CUNHA, E.R. - Um estudo sobre o trabalho pedagógico de professores de EJA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (70.1 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com