TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação e Redação Tecnica

Por:   •  29/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  558 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade da Cidade De São Paulo - Unicid

Campus: Tatuapé

Nome do curso: Pedagogia

Nome do aluno: Maryani Vieira Sousa

RGM do aluno: 13017225

Disciplina: Comunicação e Redação Técnica

Nome da atividade: AP II

1) Qual é o tema de que trata o editorial e qual o ponto de vista do autor a respeito desse tema? Retire do texto dois trechos que justifiquem a sua resposta sobre o tema. Depois, retire do texto também dois argumentos que o autor usa para defender seu ponto de vista.

Resposta: O tema que trata o editorial é sobre o Supremo Tribunal de Justiça, no editorial é destacado que o Habito de se falar muito, de se usar palavras muito complexas, acaba demorando e tornando difícil a solução para os problemas e processos ali expostos.

Nos trechos a seguir é destacado o tema em que se trata:

“Os maus hábitos da linguagem empolada e da expressão prolixa continuam a prosperar no Judiciário; ”

“Seria incalculável o benefício, no sentido de reduzir a morosidade judicial, caso se disseminasse uma disciplina retórica mais objetiva, direta e sucinta. ”

Nos trechos a seguir o autor defende seu ponto de Vista:

“Admita-se, no atual julgamento, que o revisor Ricardo Lewandowski parece adotar uma estratégia de lentidão, à qual seria levado, conforme se especula, pela tendência a absolver e pelo desejo de inviabilizar o voto, tido por adverso, de seu colega Cezar Peluso, que se aposenta no início de setembro. No desmesurado da fala, entretanto, encontra eco na maioria dos ministros. ”

“À prolixidade nos processos, somou-se a loquacidade fora deles. O costume começou há mais de dez anos, quando ministros passaram a discorrer sobre quase qualquer assunto, a pretexto de que assim prestavam contas e faziam do Judiciário um Poder menos fechado. ”

1) Os trechos abaixo exigem do leitor quais tipos de conhecimento prévio? Cada um deles exige de maneira mais fundamental um tipo de conhecimento prévio. Justifique bem sua resposta, a partir de sua leitura no material teórico e o do que ali apreendeu.

Trecho a. “Abraham Lincoln levou pouco mais de dois minutos para pronunciar o discurso de Gettysburg (1863), às vezes considerado a maior peça de oratória em todos os tempos. ”

Trecho b. “Seria incalculável o benefício, no sentido de reduzir a morosidade judicial, caso se disseminasse uma disciplina retórica mais objetiva, direta e sucinta. ”

Resposta: O conhecimento necessário para entender esses trechos seria o Textual e conhecimento de mundo.

No Trecho a, é necessário conhecimento de mundo, pois é necessário saber quem foi Abrahan Lincon, e qual foi o seu discurso, de acordo com o material teórico, é o conhecimento de mundo que nos faz entender determinados textos.

No trecho b é necessário o conhecimento Textual, pois de acordo com o material teórico “quanto mais conhecimento textual o leitor tiver, quanto maior a sua exposição a todo tipo de texto, mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (58.5 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com