TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecendo a Natureza Através do Lúdico

Por:   •  5/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.152 Palavras (5 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

CURSO DE PEDAGOGIA

CONHECENDO A NATUREZA ATRAVÉS DO LÚDICO

MANAUS/AM

2018

[pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

CURSO DE PEDAGOGIA

DAVID ALVES LEITE

JULIANA DE CARVALHO DIAS

LARISSA FERREIRA FREITAS

TAÍS MARIANE AGUIAR

TAMIRES FARAH TRAVASSO

‘’A CRIANÇA, A NATUREZA E A SOCIEDADE’’

[pic 3]

MANAUS/AM

2018

Município

Manaus – AM

Escola

CMEI São Francisco

Período Pré-Escola

2º Período

Professores

David Alves, Juliana Dias, Larissa Freitas, Taís Mariane e Tamires Farah.

Tema Indicado

Conhecendo a Natureza Através do Lúdico

Tempo de Realização da Atividade

4 horas                          

Data

10 de Julho de 2018


  1. Especificação das Experiências de Aprendizagem Vinculadas à de Conhecimento “A Criança, a Natureza e a Sociedade”.

A partir da atividade que será aplicada, teremos por objetivo, praticar a interação da criança com a natureza e ensinar a importância de preservar o meio ambiente. Aqui será especificado como esta atividade vai ser aplicada de forma lúdica, para que as crianças brinquem e aprendam ao mesmo tempo.

Durante a atividade, faremos uma excursão pela área verde da escola, onde as crianças poderão tocar nas plantas e na terra. Isso fará com que elas tenham um contato direto com a natureza, podendo sentir suas diferentes formas, aromas, cores e texturas. Dessa forma será trabalhada suas capacidades motoras e sensoriais. Isso também irá despertar suas curiosidades, o que fará a atividade ser bem mais prazerosa para elas.

Apresentar conhecimentos sobre reciclagem também será um foco da atividade, com isso, poderemos trabalhar a importância do cuidado com a natureza e o quanto a poluição é prejudicial para o planeta. Partindo dessa ideia, vamos fazer uma atividade prática, que irá permitir as crianças de colocarem em prática suas ideias e criatividades.

A atividade que será desenvolvida vai trabalhar alguns conceitos sobre a interação com o meio ambiente e como essa interação pode se desenvolver e qual sua importância para o desenvolvimento infantil.  Segundo o RCNEI (Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil), para que se sintam confiantes para expor suas ideias, hipóteses e opiniões, é preciso que o professor promova situações significativas de aprendizagem nas quais as crianças possam perceber que suas colocações são acolhidas e contextualizadas e ofereça atividades que a façam avançar nos seus conhecimentos por meio de problemas que sejam ao mesmo tempo desafiadores e possíveis de serem resolvidos. (BRASIL, 1998, v. 3, p. 204)

Essa atividade tem por objetivo permitir que a criança tenha um contato mais profundo com a natureza trabalhando sua relação com o meio ambiente. Trabalhar a importância da preservação da natureza e os seus benefícios em sala de aula é propor uma atividade diferenciada, divertida e altamente rica, quando se trata de desenvolvimento infantil. Segundo Lev Vygotsky, o saber que não vem da experiência não é realmente saber.


JUSTIFICATIVA

Atualmente observa-se a necessidade de a lucidade estar sempre presente no cotidiano escolar e isso vem contribuindo com as concepções psicológicas e pedagógicas do desenvolvimento infantil. Dessa forma, as atividades lúdicas ajudam a vivenciar fatos e favorecer aspectos da cognição. Brincadeiras e jogos podem e devem ser utilizados como uma ferramenta importante para o auxílio do ensino aprendizagem bem como para que se estruturam os conceitos de interação e cooperação.

O presente trabalho tem como objetivo discutir a importância da natureza no processo de ensino aprendizagem, sobretudo na Educação Infantil e visa a ludicidade como caminho para aprendizagem e construção do conhecimento através da construção de brinquedos. Existem formas em que a atividade lúdica pode contribuir para a aprendizagem na Educação Infantil, pois notamos a sensação de prazer que envolve as crianças em suas atividades lúdicas, que por sua vez, desenvolve maior interação com os professores e os colegas. A observação intencional da natureza também aguça a curiosidade da criança para descobrir os fenômenos naturais presentes no dia-a-dia como a apreciação das mudanças no tempo de um dia ensolarado, outro dia chuvoso ou nublado; a observação de uma planta que sem o sol muda a coloração das suas folhas; dentre muitos outros conhecimentos que farão a criança formular a sua própria concepção de natureza. Sabendo-se que um dos principais objetivos da escola é proporcionar socialização, por esse motivo não se deve deixar as crianças presas em suas bancas, porém incentivar os trabalhos em grupos, a troca de ideias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (127.6 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com