TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Constituição Federal de 1988 e a Educação

Por:   •  7/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 2

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Políticas Educacionais

Aula-tema 03: Constituição Federal de 1988 e a Educação

NOME

                      Ana Paula de Melo

RA

                       7082562870

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2016

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Políticas Educacionais

Aula-tema 03: Constituição Federal de 1988 e a Educação

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina Políticas Educacionais apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor (nome completo).

Anhanguera Educacional

2016

Pelo que temos observado no panorama educacional em nosso país, a questão da universalização do atendimento escolar tem sido acompanhada pela garantia do padrão de qualidade e pela valorização dos profissionais do ensino? Justifique.

       Ao conhecer a história da educação brasileira, percebemos a precariedade que foi antigamente, atualmente, apresenta certo avanço onde várias legislações como a Constituição Federal de 1988, a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB de 1996, que garantem o direito à educação a criança e ao adolescente.

     

A intenção é buscar uma escola democrática, pluralista, que venha valorizar a diversidade frente às problemáticas sociais perpassadas pelo educador e educando. Entretanto são encontrados inúmeros desafios, principalmente vindo por parte do educador, a mudança de ideologia impregnada na sociedade, altera a concepção de ensino e do papel da escola.
      Hoje em dia a carreira de professor é uma das menos procuradas pelos jovens brasileiros. Salários muito baixos, não existe de planos de carreira, instabilidade no emprego. Os professores se sentem desmotivados diante desse cenário,

       
Universalização não acompanha a qualidade do padrão de atendimento escolar e muito menos a qualidade dos profissionais da área. O ideal era qualificar mais os docentes com compromisso fundamental de alinhar esses fatores fundamentais para a educação de qualidade, pois à garantia dos direitos do cidadão, ou, ainda a escola deve assumir um novo papel frente à sociedade, que é o de propiciar ações para a efetivação dos direitos democráticos.

Referencias:

 

(Fonte:<http://www.todospelaeducacao.org.br/comunicacaomidia/noticias/19460/12-de-outubro-mais-de-18-milhao-de-criancas-estao-fora-da-escola/>. Disponível também em: <https://docs.google.com/open?id=0B1lfOtr2UH-ESjRQZ1NxY3B4bnc>. Acessos em: 07 mar. 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (97.1 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com