TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construidos pela Sociedade

Por:   •  3/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.109 Palavras (5 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

pedagogia

construídos pela sociedade

[pic 3]

Mato verde

2011

karla gomes da silva

construídos pela sociedade

trabalho apresentado ao Curso pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina teoria geral do conhecimento, sociologia da educaçao, processo educativo no contexto historico, psicologia da educaçao

Prof.Okçana Batinni, Marcia Bastaos de Almeida, Daniela Fioravante e Bernadete Strang

Mato verde

2011

Sumário

Introdução.........................................................................................................pag. 4

Desenvolvimento..............................................................................................pag. 4

Conclusão..........................................................................................................pag.6

Construídos pela sociedade

Introdução

        O ser humano é produto do meio em que está inserido! Esta afirmação pode ser confirmada através das múltiplas representações culturais existentes num país. Por exemplo no Brasil um gaúcho cultua tradições diferentes de um baiano e mesmo assim continuam sendo povos de uma mesma nação. A cultura as tradições as crenças, as roupas, o jeito de falar e pensar variam de grupo para grupo, ou seja nossas ações sofrem interferência do meio em que estamos inseridos. O ser humano se comporta da forma como aprende, assim sua base é a família, ainda na infância a criança vai imitando as ações dos pais ou daqueles que matêm contato.

         A construção da personalidade de uma pessoa sofre influencia do comportamento das demais. O homem é um ser socialmente construído não geneticamente determinado, a sociedade o constrói e este inserido em um grupo constrói tida uma sociedade. Para ser aceito na sociedade, que se torna um grupo o ser humano deve agir como as demais pois se não há consenso não há grupo, então esta deve agir como as demais, ou seja andar na moda imposta pelos outros gostar das mesmas coisas que todo mundo, freqüentar os lugares que todos freqüentam copiando assim  os pensamentos alheios e se tornando alienados fazendo o que todos fazem apenas para estarem inseridos na sociedade.

        É claro que as pessoas se subi-dividem em grupos que pensam da mesma “forma” como unidos pelos mesmos gostos por músicas ou por cinema ou por esporte variando assim de grupo para grupo, mas aquele que ousar pensar diferente é excluído e considerado de personalidade forte ou ate mesmo louco por que não obedecem as regras criadas pela sociedade.

Desenvolvimento        

        Os vários pensamentos que nos são passados, ou seja as varias influencias que sofremos na construção da nossa personalidade devem ser filtrados. Não são todas as informações que devemos copiar. Devemos saber o que a nossa mente deve gravar e por em prática. Por exemplo o padrão de beleza imposto pela mídia e aceito por todos nem sempre é certo não existe comprovação cientifica que prove que alguém magro é mais bonito que uma pessoas mais gorda, isso nos foi ensinado, nossa mente grava tudo o que vê, por isso a importância de filtrar as informações que diariamente recebemos. Esse senso comum leva muitos a deixarem de pensar por si próprios e copiar os pensamentos dos outros se deixando levar pela alienação.

        A pessoa pode construir seu próprio pensamento e mudar toda uma sociedade como fez Hitler ao comandar milhões de mentes na nação alemã na época do nazismo seu dom de argumentar e de convencer fez pessoas aderirem a criação da raça ariana executando assim milhões de pessoas. Para construir seu próprio pensamento é necessário que haja primeiro uma consciência disso e segundo a busca por informações corretas  para defender seu ponto de vista alguém bem informado pode levar várias pessoas a acreditar e pensar da mesma forma que ela. Quando expomos nosso pensamento com argumentações em bases certas podemos levar ao convencimento de várias pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (70.9 Kb)   docx (24.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com