TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conteúdo e Metodologia do Ensino de História e Geografia nos anos Iniciais do Ensino Fundamental

Por:   •  6/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.239 Palavras (9 Páginas)  •  551 Visualizações

Página 1 de 9

Atividades 2018 II

Das Atividades e dos exercícios a serem realizadas/os, neste período:

É preciso dar uma ‘lidinha’, uma ‘passadinha’, no Guia de Estudos antes de começar a responder as Atividades propostas abaixo, pois os conceitos parecem simples, porém, SÃO conceitos ACADÊMICOS, às vezes, um pouco diferente do que usamos em nosso cotidiano;

Também, é preciso ler com atenção as orientações que estão logo abaixo, para responder esses Exercícios;

Gostaria, também, que você desse uma ‘passadinha’ para dar uma ‘olhadinha’ em - Material de Aula - nos Arquivos - ler os textos, lá, disponibilizados - são complementares ao Guia, e também, há um texto com o título - “Existe um Problema...”, para reflexão.

Como realizar (fazer/responder) os exercícios:

ORIENTAÇÕES

Leia com atenção o texto que se segue:

Você fará exercícios, diferentes dos tradicionais - deverá ler O texto (que segue anexo), e nele deverá encontrar trechos que cada exercício solicita.

O texto apresentado para o exercício foi escrito especialmente para a realização da atividade, deste período.

Ao ler o texto deverá fazê-lo com bastante atenção, poderá verificar que nele há trechos, cujos assuntos (temas/conteúdos), são tratados nas aulas (de 1 a 8) - no texto há, portanto, referência aos temas ou os conteúdos das aulas. (não estão explícitos/os, mas inseridos)

Após a sua leitura (do texto) deverá marcar nele os trechos, que cada exercício abaixo solicita e deverá reescrevê-los (trechos curtos) no espaço determinado, para ele.

Procure retirar trechos curtos e específicos (que trata especificamente do que foi pedido) – se retirar trechos longos, ele poderá conter várias ideias, inviabilizando a correção e a atribuição da nota (diminuindo-a), portanto, leia com atenção e coloque/retire apenas o trecho (curto) que tenha o conteúdo, específico, solicitado.

Veja um exemplo (modelo) de como fazer:

O Texto: “Maria e os filhos foram passar as férias no Pantanal, e, o peão da fazenda os levou à nascente do Córrego Lindo, de águas límpidas, que joga suas águas no Rio Paraguai, importante rio do Pantanal – se banharam, ficaram exaustos, mas encantados; foram depois, dormir na sede da Fazenda.”

Sujeito Histórico: São vários, por exemplo: Maria; os filhos; o Peão da Fazenda -– poderia escolher qualquer UM desses - colocar apenas um.

Fato histórico: São vários, por exemplo: “Foram passar as férias no Pantanal”; “Conheceram a nascente do Córrego”; “se banharam (no córrego)”; “ficaram exaustos”; “encantados”, “dormiram na sede da fazenda” – poderia escolher qualquer UM desses.

Espaço Natural: Pantanal; nascente do córrego. – Poderia escolher qualquer UM desses.

Espaço Geográfico: aqui, temos apenas um (poderiam ser vários): Sede da Fazenda. Se existirem vários, deve escolher apenas um.

Leia com atenção o texto abaixo: também, leia com atenção as orientações acima, de como realizar a Atividade QUE SE SEGUE, após o texto.

Como realizar (fazer/responder) os exercícios

Releia o início deste, onde estão exemplificados - como realizar a atividade - Os exercícios abaixo são - um pouco mais complexos, em relação ao exemplo apresentado, exigindo um pouco mais de atenção na leitura do Texto apresentado.

Poderá complementar com algumas poucas palavras, próprias, se achar que a ideia não esteja completa.

Coisas do Cotidiano

Namir é um adolescente tranquilo, e fazendo jus ao seu nome, é rápido de raciocínio; é brasileiro, e, seus avós são de origem judaica ou israelita, e, até agora, nunca tivera problema algum; morava na capital e se mudara para o interior, por que seus pais foram transferidos.

O primeiro dia de aula, geralmente, é uma festa - colegas se reencontrando – mas, ele não conhecia ninguém – procurou rapidamente sua sala e se sentou na última carteira, para poder observar todos os colegas que entravam - e, não queria ser alvo de algum colega, por ser novato.

Gostara do prédio da escola, ela fora construída de maneira racional e sustentável, a sua sala recebia o sol da manhã pela janela, sendo quase desnecessário o uso de lâmpadas; já as salas de frente à sua, recebiam mais o sol, após o almoço. E, como o prédio tinha 4 pisos, e, sua sala ficava no penúltimo andar, da janela podia observar a reserva biológica do município, onde existem, protegidas, algumas espécies de plantas e animais, em perigo de extinção.

A quadra coberta fica no piso superior, e, no teto ficavam as placas solares - que tinham 2 funções - produzir energia e também, diminuir a incidência solar na quadra. Na frente da quadra haviam banheiros e os vestiários, e, sob as arquibancadas estavam as caixas d’água que recolhiam a água da chuva, para ser usada na limpeza da escola.

Enquanto fazia a observação geral, viu uma garota, de longos cabelos negros, ondulados, entrando timidamente, percebeu que, era, também, novata, ‘desajustada’, e, fez sinal a ela para que se sentasse na sua frente – agradecida pela acolhida, deu um belo sorriso.

No intervalo, conversaram - era a Nádia, seus pais também foram transferidos, e, coincidentemente, da mesma empresa de seu pai – percebeu, que ela era diferente - viera – de São Paulo, mas, nascera no Líbano – razão do seu sotaque.

Além das futilidades, comentaram sobre a diferença de horário entre o Brasil e o Líbano, Nadia disse que só telefonava de manhã para a Vó, e lá, já era de tarde, e, na semana, conversara com ela, que disse que, na noite anterior, havia nevado, e, aqui estava um calor danado!! Ela tinha saudade da neve, pois lá, onde moravam, no Líbano, nevava no inverno, pois tem o Clima Temperado, e, no Brasil, nunca nevava, pois era um país tropical. Se deram bem, e, estavam sempre juntos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (140.8 Kb)   docx (350.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com