TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS METODOLOGIAS ATIVAS E O ENSINO REMOTO: PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL NOS ANOS INICIAIS NA ESCOLA CIEF DEPUTADO FEDERAL MORAES SOUZA EM BURITI DOS LOPES- PI.

Por:   •  27/3/2022  •  Artigo  •  3.731 Palavras (15 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1] 

CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI

DOCÊNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DOS ANOS INICIAIS

JÁIRA MACHADO DA SILVA

AS METODOLOGIAS ATIVAS E O ENSINO REMOTO: PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL NOS ANOS INICIAIS NA ESCOLA CIEF DEPUTADO FEDERAL MORAES SOUZA EM BURITI DOS LOPES- PI.

BURITI DOS LOPES – PIAUÍ

2021

AS METODOLOGIAS ATIVAS E O ENSINO REMOTO: PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL NOS ANOS INICIAIS NA ESCOLA CIEF DEPUTADO FEDERAL MORAES SOUZA EM BURITI DOS LOPES- PI.

Jáira Machado da Silva1

Declaro que sou autor (a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços).

RESUMO. O presente trabalho de conclusão de curso ( TCC ) tem como objetivo refletir a prática docente e o uso das metodologias ativas durante o ensino remoto no período de março a julho de 2021 nas séries iniciais na escola CIEF Deputado Federal Moraes Souza em Buriti dos Lopes, bem como elencar as dificuldades encontradas no planejamento e execução do plano de ensino tomando por base as metodologias ativas usadas nas aulas online. Este estudo foi realizado com quatro professoras da rede pública, as quais responderam a uma entrevista semiestruturada com perguntas abertas para a análise dos objetivos acima apresentados. A analise dos dados permitiu observar a preocupação das professoras com seu desempenho no uso das metodologias ativas durante o ensino remoto; muitas foram as dificuldades encontradas nas aulas onlines, desde o acesso a internet, falta de apoio dos pais, apoio pedagógico entre outros. O presente trabalho teve como aporte teórico: Castellar 2016, Bacich 2018, Santos 2019, Rêgo 2020, CARVALHO, 2021.

Palavras – chaves: Ensino remoto. Metodologias ativas. Prática docente.

1Pós-graduada em Literatura e ensino de outras Linguagens-(2018); Graduada em Letras LIBRAS-PARFOR-UFPI(2018); Pós-Graduada em LIBRAS-NEAD-UFPI/2016; Graduada em Letras Português- UESPI/PARFOR / 2014.  jairajms@hotmail.com

INTRODUÇÃO

        O ensino remoto transformou o cotidiano de alunos e professores desde o início da pandemia do novo corona vírus em março de 2020. As metodologias aplicadas no ensino presencial tiveram que ser reinventadas e adaptadas para atender aos anseios de educadores e estudantes em meio ao universo de incertezas quanto ao retorno das aulas presencias.

Os autores do processo de ensino aprendizagem entenderam que era preciso sair da zona de conforto e usar das mídias digitais para continuar a árdua tarefa de ensinar. E precisaram buscar novas metodologias para fazerem se presentes nos lares. E como foi esse processo? Cheios de desafios? Aprendizagens?

        No decorrer dos anos de prática docente as metodologias precisam ser repensadas e compreendidas não como um fim, mas como o meio de facilitar o ensino/aprendizagem, pois não é só o aluno que aprende, mas como diz Paulo Freire, o professor é um eterno aprendiz, e é nesse processo de ensinar e aprender que transformamos nosso crescimento em descobertas constantes.

Dessa forma, o docente precisa compreender que as metodologias aplicadas em sala de aula são meios para auxiliar e facilitar o ensino/aprendizagem dos educandos e esse questionamento norteará esse trabalho tomando como base de reflexão as práticas metodológicas abordadas no contexto da educação em tempos de pandemia em que o ensino remoto se tornou o principal meio de transmissão de conhecimento para os alunos.

Se a intenção é promover mudanças consistentes nas práticas pedagógicas, é importante levar em consideração as ideias sobre o ensinar, o saber, o saber fazer e entender a complexidade do aprender, o que implica conhecer metodologias que podem auxiliar na construção de conhecimento. Isso significa acreditar que as mudanças nas práticas pedagógicas farão sentido no dia a dia da sala de aula e que devem acontecer conscientemente para que sejam verdadeiras. (pag. 36. CASTELLAR, 2016)

A autora explica a importância das mudanças na prática docente destacando o saber e o saber fazer para auxiliar na construção do conhecimento, de forma que sejam conscientes e eficazes. Para tal, iremos propor aqui um questionamento a cercas das metodologias ativas abordadas no ensino remoto no período de março a julho de 2021 nas séries iniciais da escola CIEF Deputado Federal Moraes Souza em Buriti dos Lopes com uma abordagem qualitativa.

Este trabalho tem por objetivo analisar e refletir a prática docente durante o ensino remoto no período de março a julho de 2021 nas séries iniciais na escola CIEF Deputado Federal Moraes Souza em Buriti dos Lopes, bem como elencar as dificuldades encontradas no planejamento e execução do plano de ensino tomando por base as metodologias ativas usadas nas aulas online.

Tomaremos como base para a discursão deste trabalho a prática pedagógica de quatro professoras da referida instituição de ensino nas aulas online no período de março a julho de 2021, suas perceptivas e desafios durante as aulas remotas, com base nas teorias a cerca das metodologias ativas apresentadas por autores como: Castellar 2016, Bacich 2018, Santos 2019, Rêgo 2020, CARVALHO, 2021.

A pesquisa aconteceu através de um questionário com perguntas abertas: Quais os desafios encontrados por você no ensino remoto? O que você entende por metodologias ativas e quais você usa nas aulas online? O ensino remoto contribuiu de alguma forma para o seu crescimento ou transformação como profissional? Quais as dificuldades encontradas no planejamento e execução do plano de ensino tomando por base as metodologias ativas usadas nas aulas online. Voltando às aulas presencias, qual ou quais metodologias ativas que você descobriu com o ensino remoto continuará a usar?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)   pdf (138.9 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com